Randolfe questiona sabatina de indicado à Agência Nacional de Saúde



VEJA MAIS

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) propôs, em Plenário, a anulação da sabatina realizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que aprovou a indicação do advogado Elano Rodrigues Figueiredo para a diretoria da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Segundo o senador, o indicado omitiu de seu currículo a informação de que atuou como advogado da Unimed e da Hapvida, operadora com atuação no Nordeste.

Conforme Randolfe, a HapVida está entre as empresas com maior número de negativas de atendimentos a clientes, num ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que já pediu ao Senado a anulação do processo decisório.

- Houve uma omissão de um dado fundamental no currículo do sabatinado. Diante disso, apresento esta questão de ordem a fim de que os atos do Senado em relação a esta nomeação sejam anulados – disse Randolfe.

O parlamentar foi questionado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), que classificou a iniciativa como “equivocada e intempestiva”.

- Além da sabatina, encontros e conversas foram realizados e todos tiveram chance de esmiuçar a vida profissional do indicado. Ele já era diretor-adjunto da ANS há um ano e meio, sem nada para manchar sua conduta profissional. Entendo que o Regimento Interno do Senado não dá amparo para este tipo de demanda. Agora que ele já tomou posse, o Poder Executivo deve, se entender necessário, tomar providências – argumentou.

A relatora da indicação na CAS, senadora Ana Amélia (PP-RS), explicou que não conhecia Elano Figueiredo pessoalmente. Apenas o recebeu no gabinete dela na fase de elaboração do relatório. Segundo Ana Amélia, o indicado jamais sonegou informações de que teria trabalhado para operadora de plano de saúde.

-  A CAS tem 21 titulares, e os votos de 19 dos presentes foram favoráveis. O Gabinete Civil  encaminhou o caso à Comissão de Ética da Presidência da República. Considero que o Senado não pode tomar atitude enquanto a Comissão de Ética se manifestar. Cabe ao Executivo este processo – disse.

O questionamento foi apresentado por Randolfe Rodrigues na sessão de Plenário da tarde desta terça-feira (6), e o presidente do Senado, Renan Calheiros, informou que dará a resposta "no momento oportuno", após analisar o caso.



06/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão sabatina indicado para Agência Nacional de Cinema

CMA realiza sabatina de indicado para Agência Nacional de Águas

Randolfe diz que cobrará anulação da sabatina por 'má fé' de indicado para a ANS

Defesa do Consumidor: Procon-SP questiona resolução da Agência Nacional de Saúde

CCJ sabatina indicado ao Conselho Nacional de Justiça

CCJ sabatina indicado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público