Randolfe Rodrigues defende valorização dos professores
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em pronunciamento nesta segunda-feira (18), manifestou sua solidariedade aos professores e funcionários das universidades públicas federais, em greve desde 17 de maio. Salientando a importância estratégica da educação para o progresso do país, o senador lamentou os baixos salários dos docentes.
- Hoje um professor universitário de qualquer país europeu recebe, no começo da carreira, dez vezes mais que qualquer professor universitário no Brasil. Não é difícil imaginar o que sente um professor de uma universidade pública que ganha um salário que não chega à metade da remuneração de servidores que integram as chamadas carreiras típicas de Estado - disse.
Para Randolfe Rodrigues, a falta de valorização dos profissionais de ensino causa desmotivação e carência de professores, e constitui obstáculo para que o Brasil se coloque entre as nações desenvolvidas. Em sua avaliação, o orçamento federal tem recursos para atender às reivindicações dos grevistas, mas a prioridade do governo “continua sendo o pagamento dos juros da dívida pública”.
- É inadmissível que a educação, o ensino, a pesquisa e extensão, a saúde, a previdência social, o meio ambiente, dentre outras áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, sofram tanta discriminação e arrocho salarial – lamentou.
Randolfe Rodrigues também registrou a paralisação dos professores do Amapá, que completará dois meses nesta semana. O parlamentar disse que o piso salarial nacional para o magistério não tem sido cumprido no Amapá, e criticou a decretação da ilegalidade da greve pela Justiça estadual.
- É um equívoco gravíssimo tentar criminalizar movimentos e professores - criticou.
18/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe Rodrigues defende professores do Amapá, que podem perder até 60% dos salários
Randolfe Rodrigues defende revisão da Lei de Anistia
Randolfe Rodrigues defende Circuito Fora do Eixo
Randolfe Rodrigues defende taxação sobre capital estrangeiro
Randolfe Rodrigues defende revisão do modelo federativo do Brasil
Randolfe Rodrigues defende Comissão da Verdade e pede a Dilma que não titubeie