Randolfe Rodrigues defende taxação sobre capital estrangeiro
Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu a aprovação de projeto de lei que estabelece cobrança de Imposto de Renda (IR) sobre o capital estrangeiro que ingressa no país para lucrar com os juros altos. De autoria da ex-senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, a proposta tem como relator o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que já se manifestou favorável à matéria, adiantou Randolfe.
Ao comentar dados apresentados nesta terça-feira em audiência pública no Senado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o senador avaliou que a taxação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), estabelecida recentemente pelo governo, não chega nem a “fazer cócegas” no capital estrangeiro, diante do montante de recursos que dá entrada no país, a partir da presente crise nas economias desenvolvidas.
Randolfe Rodrigues disse que a ausência de taxação de IR sobre o capital estrangeiro também representa uma grave injustiça com o trabalhador brasileiro, que é obrigado a descontar mensalmente uma alíquota de 27,5%.
O senador ressaltou que os US$ 8,8 trilhões de capital estrangeiro citados na palestra por Mantega vieram para o Brasil apenas pela alta taxa de juros praticada no pais, considerada a maior do mundo (9,75%), sem qualquer preocupação com a implantação de empreendimentos para o desenvolvimento da economia nacional.
- [Os capitais] assim como vieram, vão. E, quando saírem, podem deixar uma terrível nuvem de capital especulativo sobre a economia brasileira – afirmou.
13/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy defende taxação na entrada de capital estrangeiro
RICARDO SANTOS DEFENDE TAXAÇÃO MAIOR SOBRE GANHOS DE CAPITAL
Randolfe Rodrigues defende revisão da Lei de Anistia
Randolfe Rodrigues defende valorização dos professores
Randolfe Rodrigues defende Circuito Fora do Eixo
Randolfe Rodrigues defende revisão do modelo federativo do Brasil