Randolfe Rodrigues pede nova regulamentação do FPE




Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (15), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) demonstrou preocupação com a atual repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). Segundo o senador, essa é uma questão central para o debate do pacto federativo.

O senador lembrou que em fevereiro de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o artigo 2º da Lei Complementar 62/1989, que regulamente a divisão dos recursos do FPE. A decisão do STF, disse o senador, deu prazo até 31 de dezembro de 2012 para que o Congresso Nacional sane o problema, com uma nova legislação sobre o tema. Randolfe Rodrigues lembrou que, segundo alguns juristas, se não houver uma lei publicada até a data limite, a União teria de suspender a atual repartição - já que houve uma declaração de inconstitucionalidade e estabelecimento de prazo para sanar o problema.

- Para o Amapá, isso teria um impacto muito grande, pois 65% do total das receitas do estado vêm do FPE - declarou.

O senador afirmou que um grupo de estudo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) já vem trabalhando no assunto, propondo a divisão dos recursos do FPE com base em critérios econômicos, sociais e até ambientais. Randolfe Rodrigues disse que tomou o estudo do Confaz como base para apresentar um projeto com novas regras para distribuição do FPE.

- O debate sobre a federação só vai ocorrer se enfrentarmos estes três temas: a questão tributária, a distribuição da riqueza nacional e uma divisão mais justa dos recursos do FPE - afirmou.

Reunião dos governadores

O senador também destacou a reunião de governadores dos estados do Norte e do Nordeste com o presidente Sarney. Randolfe Rodrigues disse que durante a reunião, que ocorreu mais cedo no gabinete da Presidência, os governadores apresentaram uma pauta de reivindicações, com destaque para uma nova divisão dos royalties do petróleo.



15/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe Rodrigues pede federalização do ensino público

Randolfe Rodrigues defende Comissão da Verdade e pede a Dilma que não titubeie

Randolfe Rodrigues pede inclusão na pauta das PECs sobre reforma política

Randolfe Rodrigues pede explicações ao governo sobre falta de combustível no Amapá

Randolfe Rodrigues pede ajuda da Defesa Civil e Ministério da Integração para o Amapá

Para garantir mais recursos para saúde, Randolfe pede regulamentação da Emenda 29