Raupp anuncia ajuda do governo para saúde em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou nesta quinta-feira (10), em Plenário, ter se encontrado com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que teria prometido para breve o início da construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Porto Velho (RO) e na cidade de Mirante da Serra, também em Rondônia. Raupp disse que Temporão lhe assegurou que, até o final do ano, as unidades devem estar concluídas.

- A situação da saúde, no estado de Rondônia, é caótica - disse o senador.

O parlamentar afirmou que as unidades servirão para diminuir a sobrecarga de trabalho dos hospitais de Base e João Paulo II, ambos localizados em Porto Velho.

Indígenas

Raupp relatou também encontro mantido nesta quinta-feira com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Meira, para tratar de conflitos existentes nas cidades de Seringueira e São Francisco, também em Rondônia, entre índios e as cerca de três mil famílias assentadas. A situação se repete, disse o senador, em Guajaramirim, município de 25 mil quilômetros quadrados dos quais 94% são constituídos por floresta.

No primeiro caso, informou o senador, Meira afirmou estar em estudo a criação de duas novas reservas indígenas. Ele teria tranqüilizado o senador ao informar que não haverá o desalojamento das famílias lá instaladas. Já em Guajaramirim, relatou Raupp, a solução encontrada é a ampliação da reserva dos índios Pacas Novas. Da mesma forma, Meira disse que a medida será adotada de forma a não prejudicar os seringueiros que trabalham na região.



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia

Raupp anuncia votação da PEC que transfere servidores de Rondônia para os quadros da União

Raupp anuncia votação de emenda que transfere servidores de Rondônia para a União

Raupp anuncia inclusão no PAC de obras rodoviárias em Rondônia

Raupp analisa resultados da pecuária e pede incentivos do governo para Rondônia

Raupp apela ao governo federal por uma solução para a violência e o desemprego em Rondônia