Raupp anuncia votação da PEC que transfere servidores de Rondônia para os quadros da União



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) mencionou a possibilidade de ser votada nesta terça-feira (29), em segundo turno, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 87/03, no Senado Federal) que trata transfere para os quadros da União os servidores do ex-território de Rondônia. A matéria, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), foi aprovada no Senado em 23 de novembro de 2005 e altera a redação do artigo 89 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição.

O texto aprovado pelos senadores diz que "os integrantes da carreira policial militar do ex-território federal de Rondônia, que comprovadamente se encontravam no exercício regular de suas funções prestando serviço àquele ex-território na data que foi transformado em estado, bem como os servidores públicos, civis e militares, admitidos por força de lei federal, mas que foram custeados pela União até 31 de dezembro de 1991, constituirão quadro em extinção da administração federal". O mesmo benefício já foi concedido aos servidores dos ex-territórios do Amapá e Roraima.

Raupp lembrou ter sido co-autor da proposta e de ter ajudado, como líder do PMDB, a aprová-lo. Lembrou também que a votação na Câmara dos Deputados foi um compromisso assumido pelo presidente daquela Casa, deputado Michel Temer, também do PMDB. O senador por Rondônia fez um agradecimento público a todas as lideranças partidárias da Câmara e do Senado que deram apoio à proposta.

Disse ter conversado com o vice-líder do partido, deputado Mendes Ribeiro (RS) - o líder, deputado Henrique Alves (RN), está viajando - para que, havendo um bom número de parlamentares em Plenário, a matéria seja colocada em votação. Para que seja aprovada, são necessários 308 votos. Se aprovada, deverá voltar ao Senado, para a discussão das alterações feitas pela Câmara.

O senador afirmou que a aprovação da PEC vai aumentar em mais de 15 mil o número de servidores federais no estado de Rondônia. Para ele, a União não terá problema para pagar esses servidores, ao passo que o estado terá uma economia de R$ 30 milhões a R$ 40 milhões por mês.

- Com isso, o estado pode contratar mais policiais, professores, médicos, enfermeiros; enfim, melhorar o atendimento no estado de Rondônia e até, quem sabe, melhorar o salário dos servidores que vão ficar ainda no quadro do estado - afirmou o parlamentar, que foi aparteado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).



29/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp anuncia votação de emenda que transfere servidores de Rondônia para a União

Valdir Raupp volta a cobrar transposição de servidores de Rondônia aos quadros da União

Valdir Raupp pede imediata transposição de servidores de Rondônia aos quadros da União

Raupp desmente notícia sobre transposição de servidores do ex-território de Rondônia aos quadros da União

Expedito Júnior pede votação da PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia

Expedito Junior pede votação da PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia