Raupp apela por sem-terra e elogia pacote do governo que beneficia microempresas informais



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apelou ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao governo federal para que mantenha a ocupação de uma área de 100 mil hectares em Rondônia por 20 mil famílias de agricultores sem-terra, em troca de uma outra área de 220 mil hectares, a ser destinada a reserva ecológica em substituição à outra, ocupada. O Ibama quer desalojar os sem-terra, porque a área é uma reserva ambiental.

Valdir Raupp também elogiou o lançamento, pelo presidente da República, no último dia 30 de setembro, de um projeto de lei que institui um regime previdenciário, tributário e trabalhista simplificado para as empresas individuais com faturamento de até R$ 36 mil por ano, o Pré-Empresa, que visa reduzir o custo e a burocracia no registro e manutenção dos pequenos negócios. Quando entrar em vigor, o novo pacote vai eliminar para tais empresas o Imposto de Renda, o PIS/Pasep, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a previdência patronal.

- Trata-se de empresas que, geralmente, têm como funcionários pessoas de uma mesma família e que estão na informalidade, não recolhendo impostos, não gozando de benefícios trabalhistas e que, em suma, são invisíveis para o Estado - disse Valdir Raupp. Ele considerou que a simplificação proposta pelo pacote será enorme e "causará um benéfico e desejável fluxo de inúmeras microempresas da informalidade para a legalidade fiscal". Atualmente, calcula-se em 20 milhões o número de pessoas no mercado informal de trabalho.

O senador agradeceu também ao PMDB de seu estado, que elegeu prefeitos em nove dos 10 maiores municípios de Rondônia.O estado tem 52 municípios.



07/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp apóia pacote agrícola divulgado pelo governo

Raupp apela ao governo para que não permita adiamento no leilão de hidrelétrica

Raupp apela ao governo federal por uma solução para a violência e o desemprego em Rondônia

Renan assina convênio que beneficia microempresas

Valdir Raupp elogia programa de educação profissionalizante do governo

Valdir Raupp elogia medidas anticíclicas do governo federal