Raupp comemora nova data de aniversário de Rondônia



O aniversário de Rondônia sempre foi comemorado no dia 4 de janeiro, em virtude de ter ocorrido nesta data, no ano de 1982, a solenidade que declarou sua instalação como estado. Porém, a Lei Complementar nº 41, que transformou Rondônia de território em estado, foi aprovada no dia 22 de dezembro de 1981. Decreto publicado pelo governo de Rondônia no dia 3 de dezembro passado, corrigiu a data de criação do estado. Por isso o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ocupou a tribuna do Plenário para comemorar o 28º aniversário de Rondônia.

- Rondônia é uma das minhas grandes paixões. Esse estado que tive a honra de governar entre 1995 e 1999 é uma terra de bravos, porque foram os bravos do passado que ousaram trilhar os caminhos que levaram ao seu descobrimento. Refiro-me aos bandeirantes que, a partir da descoberta de ouro no vale do rio Cuiabá, começaram a explorar o Vale do Guaporé, que passou a ser ocupado por determinação da metrópole portuguesa - afirmou Valdir Raupp.

Segundo o senador, daquela época até os dias de hoje aquela região viveu outros ciclos de desenvolvimento, como a exploração da borracha (até o final do século 19) e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré (no início do século 20). Valdir Raupp lembrou que foi o então presidente Getúlio Vargas, em plena II Guerra Mundial, quem decidiu criar o território federal do Guaporé, desmembrando parte dos estados do Amazonas e de Mato Grosso.

Em meados da década de 1950, prosseguiu o senador, quando sua economia era baseada na exploração da borracha e da castanha-do-pará, Guaporé passou a denominar-se Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano Rondon. Quando passou a ser cogitada sua transformação em Estado, no final da década de 1970, Rondônia despontava nas manchetes como "novo Eldorado". Raupp explicou que os núcleos de colonização agrícola no eixo da BR-364 e o garimpo de ouro no vale do Alto Madeira atraíram multidões.

- Hoje, de certa maneira, vivemos também um novo Eldorado em Rondônia, propiciado pela produção agrícola e pecuária, pelas obras de construção das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira. As obras do PAC injetaram 450 milhões de reais na economia de Porto Velho, quantia essa equivalente a todo o orçamento anual do município - destacou Valdir Raupp.



22/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp comemora aprovação da federalização dos servidores de Rondônia

Valdir Raupp comemora êxito da piscicultura em Rondônia

Valdir Raupp comemora números agrícolas de Rondônia

Valdir Raupp comemora 10 anos sem aftosa em Rondônia

Raupp comemora aniversário do PMDB e destaca luta pela democracia

Raupp comemora ampliação da capacidade de geração de energia em Rondônia