Valdir Raupp comemora êxito da piscicultura em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou, nesta quinta-feira (13), os piscicultores de seu estado que desenvolveram a criação em cativeiro dos peixes pirarucu e tambaqui, transformando a atividade num importante fator de geração de emprego e renda para a região.

O parlamentar informou que Rondônia conta com cerca de 50 piscicultores, que se valem de 100 hectares de tanques, para o cultivo em cativeiro apenas do pirarucu. Em 2013, segundo informou, deverão ser comercializadas 800 toneladas do peixe, o equivalente a 80 mil peixes da espécie.

— Pelo lado da demanda o pirarucu se revelou uma valiosa mercadoria nos melhores centros gastronômicos do mundo. Antes considerado apenas como bacalhau da Amazônia, hoje abastece os mercados mais refinados da Europa e dos Estados Unidos — disse.

Entre as vantagens da criação comercial de pirarucu — além da eliminação do risco de extinção na natureza — Valdir Raupp destacou o elevado lucro líquido proporcionado, da ordem de 40% do capital investido, em razão da capacidade da espécie em adquirir "tamanho gigantesco" em breve período de tempo.

Valdir Raupp mencionou também à criação comercial de tambaqui, que representa o maior volume de produção de pescado em Rondônia. Segundo ele, a produção anual deste peixe no estado é da ordem de 40 mil toneladas



13/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp comemora números agrícolas de Rondônia

Valdir Raupp comemora 10 anos sem aftosa em Rondônia

Valdir Raupp comemora regulamentação da transposição de servidores de Rondônia

Valdir Raupp comemora os cem anos do início das obras telegráficas em Rondônia

Valdir Raupp comemora eficiência da vacinação contra febre aftosa em Rondônia

Valdir Raupp diz que PAC já é realidade em Rondônia