Raupp defende a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho



A construção do gasoduto Urucu-Porto Velho trará desenvolvimento e empregos, afirmou o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) nesta quinta-feira (27), ao lamentar que sua construção vem sendo adiada em razão de exigências do Ministério Público Federal e do Amazonas e de grupos ligados às causas ambiental e indígena.

- Não julgamos que a discussão sobre tais questões seja irrelevante. O problema é transformá-las em um impasse permanente, à custa de infindáveis ações e recursos, quando as exigências legais já foram satisfeitas - afirmou.

Segundo informou o senador, há quase dois anos aguarda-se a licença ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) para o início das obras e havia previsões de que ainda este ano o gasoduto entraria em funcionamento.

Valdir Raupp disse que a grave crise relativa à produção de energia elétrica, que há pouco se abateu sobre o país mostrou a necessidade de uma reestruturação profunda do sistema nacional de energia elétrica. Para o senador, ficou claro que essa produção não deve se assentar quase que exclusivamente sobre uma única matriz, a das usinas hidrelétricas. Ele afirmou que as usinas termelétricas surgem como a mais viável opção para se aumentar a produção nacional.

O senador informou que as reservas em Urucu, próximo ao rio Purus, no estado do Amazonas, são de 160 milhões de barris de petróleo e mais de 100 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O parlamentar explicou que esse gás natural corresponde a 24% das reservas brasileiras conhecidas e pode suprir a demanda prevista da região por cerca de 50 anos.

No Brasil, desde o início da década passada, foi estabelecida como meta o aumento da participação do gás natural na matriz energética de 2% para 12% até o ano de 2010, lembrou o senador.



27/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp defende construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp volta a defender construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp apela pela construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp cobra do Ibama licença para construção do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp pede novamente gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp pede início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho