Raupp pede início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo nesta quinta-feira (18) para que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério Público Federal cumpram a decisão do desembargador federal Antonio Ezequiel, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que permite as obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho, em Rondônia.
Raupp explicou que o Ibama havia dado licença prévia ao empreendimento da Petrobras Gás (Gaspetro) em agosto de 2002, mas em outubro do mesmo ano ela foi suspensa por decisão do juiz federal Boaventura João Andrade, da 4ª Vara do Amazonas. Agora, completou o senador, o desembargador federal Antonio Ezequiel concedeu suspensivo parcial da liminar que impedia a continuidade da obra.
De acordo com o senador, as obras paradas provocam prejuízos financeiros e ambientais.
- São milhões de dólares já apropriados pela Gaspetro que estão tendo uso postergado, em prejuízo de todos - observou o senador.
Raupp salientou ainda que, enquanto o combustível limpo e menos oneroso não chega a Porto Velho, a termoelétrica ali instalada utiliza 1 milhão de litros de óleo diesel por dia para ser movimentada, causando grande poluição atmosférica.
18/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp pede novamente gasoduto Urucu-Porto Velho
Moreira Mendes propõe entendimento para início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho
Raupp defende a construção do gasoduto Urucu-Porto Velho
Raupp defende construção do gasoduto Urucu-Porto Velho
Raupp volta a defender construção do gasoduto Urucu-Porto Velho
Raupp apela pela construção do gasoduto Urucu-Porto Velho