Raupp defende retomada da exploração de terras-raras no Brasil



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu nesta segunda-feira (2) a retomada, pelo Brasil, do processo de exploração de terras-raras, grupo de 17 elementos químicos usados, por exemplo, nas telas de televisores, monitores, baterias, telefones celulares e tablets. As terras raras são, atualmente, alvo de disputa comercial na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A disputa ocorre porque a China, detentora de mais de 90% da produção desses elementos, tem elevado exponencialmente os preços para a exportação, ao mesmo tempo em que assegura preços baixos à indústria local, a fim de aumentar sua competitividade. Em ação conjunta, a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão acusam a China de violar as regras do comércio internacional, já que os preços das matérias-primas, em alguns casos, subiram 1.000% entre 2008 e 2010.

– Essa é uma disputa que não afeta direta e imediatamente o Brasil, mas na qual já podemos vislumbrar uma janela de oportunidade com grande potencial de bons frutos para o nosso país – afirmou Raupp.

O senador lembrou que o Brasil já foi o maior produtor mundial desses elementos, no início do século 20, e que ainda há muitas reservas inexploradas no país. Para ele, o governo precisa ficar atento à questão e aproveitar a oportunidade, por se tratar de um mercado estratégico.

Raupp informou que o tema deve ser discutido em audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), no próximo dia 25.

Servidores

No mesmo pronunciamento, Valdir Raupp voltou a cobrar do Ministério do Planejamento a publicação da instrução normativa sobre a transposição dos cerca de 20 mil servidores do ex-território de Rondônia para os quadros do governo federal.

Segundo o senador, servidores de outros estados já foram beneficiados com a medida, mas os de Rondônia esperam a regulamentação há 23 anos. Raupp informou que a bancada de Rondônia no Congresso deve se reunir na terça-feira (3) com representantes dos servidores para tratar do assunto.



02/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão debate exploração de terras raras

CCT debaterá pesquisa e exploração de terras raras

Comissão debaterá exploração de terras-raras

Exploração de terras raras pode ter novo marco regulatório

Governo quer criar política para exploração de terras-raras

Subcomissão vai propor medidas para estimular exploração de terras-raras