Raupp destaca cooperação com fundações estaduais de amparo à pesquisa



A cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com as fundações estaduais de amparo à pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do setor, destacou o ministro Marco Antonio Raupp, nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro.

Em reunião na Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o ministro ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos no âmbito dos estados. “A ciência é uma atividade que reverte em benefício da sociedade, e por isso precisamos incentivá-la em todo o Brasil”, comentou o ministro.

Raupp defendeu que o cidadão comum precisa ser beneficiado pelo avanço da ciência e da tecnologia. O secretário de Ciência e Tecnologia do do Rio de Janeiro, Alexandre Cardoso, destacou que o mesmo procedimento precisa ser seguido em âmbito estadual. “Hoje, temos os 92 municípios fluminenses cobertos por projetos da Faperj. O Rio de Janeiro dá total apoio às iniciativas do ministério”, declarou o secretário.

O presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, destacou a importância das parcerias entre a entidade fluminense e as instituições federais, entre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). “Este é um trabalho com muitas possibilidades, e que vem rendendo bons frutos”, comentou o presidente da Faperj.

O secretário executivo do ministério, Luiz Antonio Elias, também estimulou a participação dos governos estaduais no desenvolvimento científico. “Quinze estados já têm leis incentivando a pesquisa científica, esperamos até o fim do ano elevar esse número para 18”, comentou.

O diretor científico da Faperj, Jerson Lima e Silva, e o diretor de Tecnologia da instituição, Rex Nazaré Alves, destacaram a importância da aplicação prática do trabalho, citando a utilização, na revitalização do Porto do Rio, de pedras ornamentais no calçamento. “Isso é possível graças a uma iniciativa nossa. Hoje temos mais de cerca de 2.300 projetos em parceria com micro e pequenas empresas, e estamos exportando tecnologia, por exemplo, para a Suécia”, comentou Alves.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



22/03/2012 20:30


Artigos Relacionados


Raupp destaca investimentos em pesquisa para fortalecer o empreendedorismo no País

Raupp destaca pesquisa sobre participação do café na economia nacional

A FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

CNPq e fundos de amparo à pesquisa assinam convênios de R$ 220 milhões

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA A FUNDAÇÃO CEARENSE DE AMPARO À PESQUISA

Jefferson Praia destaca aumento na arrecadação do Fundo de Amparo ao Trabalhador