Raupp faz apelo a autoridades pela pacificação de reserva em Rondônia



Ao anunciar que a BR-364, que une os estados de Rondônia e do Acre, foi fechada, isolando os 12 mil habitantes da reserva extrativista na região de Jaci-Paraná (RO), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo às autoridades do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal para que procurem solucionar o conflito, em colaboração com o governador do estado, Ivo Cassol, e a Assembléia Legislativa.

Segundo Raupp, a solução deve levar em conta a modificação do zoneamento da reserva, passando da qualificação de extrativista, onde apenas 5% das terras podem ser usadas economicamente, para a classificação de reserva econômica, onde 20% das terras podem ser desflorestadas por seus habitantes.

Ele explicou que a reserva  extrativista com 100 mil hectares vem sendo invadida por colonos, ao longo de muitos anos, de maneira informal. Uma liminar da Justiça determinou que o Incra retire essas 12 mil pessoas da reserva e promova o reflorestamento da área para adequá-la às exigências de apenas 5% de derrubada das matas, informou o senador.

- Como fazer isso? Onde colocar essas pessoas se não existem empregos nas cidades? Se for efetivada, essa liminar criará uma situação de verdadeira calamidade pública no estado - ponderou.

Raupp afirmou que o governador Ivo Cassol ofereceu 220 mil hectares na região de Machadinha do Oeste, para que seja transformada em reserva extrativista, no lugar da de Jaci-Paraná, que foi invadida. Para estudar a viabilização dessa idéia haverá, na próxima quinta-feira (14), uma audiência pública na região com a participação de autoridades estaduais, federais e os colonos, disse.



08/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp faz apelo às autoridades federais pela liberação de licenciamento ambiental das usinas do Rio Madeira

Raupp: é hora de dar resposta à apreensão do povo de Rondônia pelo massacre na Reserva Roosevelt

Subcomissão de Segurança Pública ouvirá autoridades sobre o massacre na Reserva Roosevelt

Mozarildo leva apelo do povo de Roraima pelo fim de conflito na reserva Raposa Serra do Sol

Autoridades e comunidades indígenas discutem construção do Setor Noroeste na Reserva Indígena do Bananal

Comunitários visitam reserva extrativista em Rondônia