Raupp lamenta crescimento da violência em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lamentou, em discurso nesta segunda-feira (1º), que a violência tenha crescido nos últimos anos em Rondônia, o que colocou o estado no quarto lugar entre as unidades federativas de maior criminalidade, conforme o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entidade que coleta dados nas secretarias de Segurança dos estados. Na última estatística, Rondônia estava em 6º lugar.

Raupp disse que seu estado ostenta agora uma taxa de 38 homicídios para cada 100 mil habitantes, número superior à média brasileira. Ele se disse surpreso com a estatística de acidentes de trânsito, pois em dez anos (1994-2004) Rondônia passou de 12º para 9º lugar. Informou que as mortes por armas de fogo também dispararam e seu estado detém a taxa de 25 vítimas fatais por cada 100 mil habitantes - número superior à média nacional, que é de 20,7 mortes.

Chamou atenção do senador a taxa de roubos em residências, que bateu em 42,7 registros por 100 mil habitantes, número superior quase quatro vezes ao do Rio de Janeiro, que é de 11,5 roubos. Os números do anuário do Fórum, de acordo com Valdir Raupp,levam à constatação de que a violência se alastra em todo o país e não poupou Rondônia.

O senador pediu ao governador Ivo Cassol e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentem os investimentos em segurança no seu estado.

- O combate à violência precisa ser tratado como prioridade nacional. Precisamos investir pesadamente em segurança pública, aparelhando nossas polícias, investindo nos serviços de inteligência e valorizando os policiais - recomendou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou que a Organização das Nações Unidas tenha considerado a cidade de São Paulo uma das mais violentas do país.



01/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp destaca crescimento acelerado de Rondônia

Raupp lamenta greve de professores em Rondônia

Raupp lamenta obstrução do Senado à MP que regularizava terras em Rondônia

Raupp questiona dados da Senasp sobre violência em Rondônia

Raupp apela ao governo federal por uma solução para a violência e o desemprego em Rondônia

Vital do Rêgo lamenta crescimento da violência na Paraíba