Raupp questiona dados da Senasp sobre violência em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu ao titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Luiz Eduardo Soares, esclarecimento sobre os métodos utilizados na condução de uma pesquisa sobre violência feita pela Secretaria e publicada pela revista Istoé, há duas semanas. A pesquisa aponta índices crescentes de criminalidade em Rondônia, tendo a capital, Porto Velho, liderando o número de homicídios dolosos no país.

De acordo com o parlamentar, a revista foi levada a divulgar -informações distorcidas aos seus leitores-, uma vez que os dados da pesquisa divulgada se referem ao primeiro semestre de 2002, quando um levantamento fornecido pela Segurança Pública de Rondônia afirma que em maio de 2003 houve uma redução de 20% nos índices de criminalidade no estado. Isto, afirmou o senador, -por si só justifica um descolamento significativo da realidade atual-.

Do ano passado para cá, enfatizou Raupp, medidas enérgicas têm sido tomadas pelo governo local para aplacar a situação. Ele acrescentou que, -longe de ter assumido a liderança no pódio das mortes violentas, Porto Velho já cedeu seu lugar para as outras capitais na pesquisa, como São Paulo, Vitória, Aracaju e Cuiabá-.

Raupp disse que -não se pode esconder as adversidades às quais o Norte do país está exposto-, lembrando que o ambiente de fronteira no qual seu estado está localizado constrange o governo a um nível de vigilância elevado. Ele citou ainda -a histórica situação periférica de Rondônia na federação-, o que tem imposto -drásticas dificuldades orçamentárias ao estado, afetando a implementação de uma política de segurança eficaz. Ele salientou que, apesar das dificuldades, Rondônia faz sua parte no combate à violência e espera das autoridades federais uma política mais eficaz e consistente de segurança pública.



16/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp lamenta crescimento da violência em Rondônia

Raupp apela ao governo federal por uma solução para a violência e o desemprego em Rondônia

Tasso Jereissati questiona dados sobre financiamento habitacional citados por Dilma Rousseff

Raupp comunica acordo sobre zoneamento ambiental em Rondônia

Raupp relata debates sobre obras importantes para Rondônia

Raupp desmente notícia sobre transposição de servidores do ex-território de Rondônia aos quadros da União