Raupp manifesta apoio ao projeto de lei de Biossegurança



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta segunda-feira (1º) que apóia o projeto de lei de biossegurança, encaminhado pelo Executivo ao Congresso Nacional. O governo, afirmou o senador, -revelou maturidade no tratamento desse tema delicado para a agricultura e demonstrou que não existe radicalismo ideológico nas decisões tomadas-.

Raupp destacou a importância de o Brasil ter uma legislação estável sobre biotecnologia, que não sofra mudanças bruscas e possa diminuir os riscos do agricultor. Ele ressaltou que não é possível fazer uma agricultura de qualidade internacional, se a cada safra o agricultor precisa ficar aguardando a edição ou a modificação de medidas provisórias, muitas vezes a partir de fatos consumados, que prejudicam a estabilidade que deve ter o desenvolvimento da agricultura.

- Certamente não podemos apegar-nos a dogmas ecológicos e padrões de ideologia naturista, sem base científica, e condenar agricultores a desperdiçar recursos financeiros, tempo, trabalho, energia e toda uma luta em nome de algo que os próprios países desenvolvidos fazem ao contrário, seguindo outro rumo. Não podemos admitir que a safra gaúcha seja jogada fora, com uma perda de cerca de US$ 1 bilhão - acrescentou.

O senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que é -espetacular- o nível atingido pelo agronegócio no Brasil. Segundo ele, no Mato Grosso do Sul, muitos fazendeiros estão abandonando a pecuária e migrando para o plantio de grãos devido à maior rentabilidade. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) lembrou que o Senado não ficou omisso na hora de decidir sobre os transgênicos e que todos estão apostando nas melhorias que os centros de pesquisa brasileiros podem alcançar.



01/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp manifesta apoio à reconstrução da estação brasileira na Antártica

CNI manifesta apoio ao projeto que legaliza imposto sindical

Raupp critica mudança na composição da Comissão de Biossegurança

ADEMIR MANIFESTA APOIO A PROJETO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA

Raupp espera aprovação rápida da Lei de Biossegurança na Câmara dos Deputados

Paim manifesta apoio às Apaes no projeto do Plano Nacional de Educação