Raupp protesta contra provável adiamento de hidrelétricas em Rondônia
O provável adiamento da licitação do complexo hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, noticiado nesta quarta-feira (19) pelo jornal Valor Econômico, gerou protestos em Plenário do senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Segundo a reportagem, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recusou estudo de impacto ambiental elaborado pelas empresas Furnas e Odebrecht, questionando 29 pontos desse relatório. Assim, a licitação da obra, prevista inicialmente para junho, poderá ser adiada para 2007.
Raupp assumiu a defesa do empreendimento pela expectativa de gerar 12 mil empregos diretos pelo prazo de dez anos e injetar R$ 500 milhões por ano na economia da região. Citando ainda o texto do Valor Econômico, informou que esse projeto hidrelétrico deverá consumir cerca de R$ 20 bilhões em investimentos na construção de duas usinas, com capacidade de geração de 6.450 megawatts.
Seu temor de que a licitação do complexo hidrelétrico não ocorra este ano justifica-se pela perspectiva de que a revisão do relatório de impacto ambiental dure de quatro a cinco meses. Ainda de acordo com o jornal, o risco de redução na oferta de energia nos próximos cinco anos só estará afastado se as obras do complexo Rio Madeira começarem até agosto de 2007. Após esse período, iniciam-se as cheias do rio, o que provocaria o adiamento da obra por mais um ano.
- Esse projeto não pode, não deve e não haverá de ser percebido como antagônico ao interesse público - afirmou, insinuando que a resistência dos ambientalistas brasileiros ao projeto seria influenciada por interesses de órgãos de defesa ambiental de outros países, como os Estados Unidos.
19/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp protesta contra falta de condições para a construção de gasoduto em Rondônia
Raupp antevê desenvolvimento de Rondônia com novas usinas hidrelétricas
Construção de hidrelétricas em Rondônia deve gerar 50 mil empregos, diz Raupp
Lídice protesta contra adiamento do julgamento de acusados de estupro
Valter Pereira protesta contra adiamento da vinda de Mantega e Meirelles à CAE
Alvaro Dias protesta contra adiamento da votação do projeto 'Ficha Limpa'