Raupp antevê desenvolvimento de Rondônia com novas usinas hidrelétricas
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta quinta-feira (8) que Rondônia será beneficiária direta da construção, no Rio Madeira, das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio. Ele disse que os efeitos já podem ser sentidos com os enormes canteiros de obras que abrigam mais de 10 mil operários.
- Independentemente de polêmicas sobre repercussões ambientais, a implantação dessas usinas trará para Rondônia um novo ciclo de desenvolvimento. A chegada de grandes contingentes de mão de obra, aumentando a densidade populacional do estado, permitirá multiplicar a força de trabalho que alavancará o nosso progresso - assinalou.
Raupp observou que obras desse porte também permitem a criação de novos núcleos populacionais permanentes, derivados das vilas criadas para alojar operários, técnicos, engenheiros e operadores das usinas. Ele disse que a construção de usinas hidrelétricas talvez seja um dos mais eficazes mecanismos de desenvolvimento, pois emprega um grande volume de pessoas e dá início a um processo de expansão econômica.
Outra virtude apontada pelo senador é que os projetos de geração de energia transcendem governo, devido ao tempo de maturação ser maior que qualquer mandato eletivo.
- Construir usinas é um compromisso com o Brasil, nunca com partidos, eleições ou caciques políticos - concluiu.
08/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS vai discutir impactos sociais da construção de usinas hidrelétricas em Rondônia
Rollemberg relata visita de senadores a usinas hidrelétricas em Rondônia
Novas listas permitem acompanhar projetos de usinas hidrelétricas
Construção de hidrelétricas em Rondônia deve gerar 50 mil empregos, diz Raupp
Raupp protesta contra provável adiamento de hidrelétricas em Rondônia
Pescadores participam de workshop sobre atividades com novas usinas de Rondônia