Raupp quer indenização para famílias de garimpeiros mortos por índios



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou nesta quinta-feira (20) um projeto de lei que concede indenização às famílias dos garimpeiros mortos pelos índios da tribo cinta-larga, na reserva Roosevelt, em Rondônia. De acordo com a proposta, a indenização teria o valor de 100 salários mínimos vigentes à época do pagamento e seria deduzida de qualquer indenização que a União venha a desembolsar em razão do episódio ocorrido em abril passado na reserva.

- Longe de pretender eliminar a dor sofrida pelos familiares dos mortos, este projeto visa dar alento aos dependentes das vítimas e possibilitar que continuem suas vidas com um mínimo de dignidade, sem experimentar grandes privações materiais, ao menos nessa difícil fase de adaptação à ausência daqueles que representavam a força de trabalho familiar - explicou.

Raupp também homenageou os defensores públicos de todo o país pela passagem do seu dia comemorativo, em 19 de maio, especialmente os defensores públicos de Rondônia, estado que ele representa no Senado. "Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia atendeu mais de 500 mil pessoas", afirmou, salientando a importância social do órgão.



20/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp quer indenizar famílias de garimpeiros mortos por índios

Indenização para famílias de cientistas mortos em Alcântara vai a votação em Plenário

Valdir Raupp pede providências para o conflito entre garimpeiros e índios Cinta-Larga

Famílias de bombeiros e policiais mortos poderão receber indenização

Defesa divulga nota sobre indenização às famílias de militares mortos no Haiti

Aprovado crédito de R$ 10,1 milhões para indenização a dependentes de militares mortos no Haiti