Raupp reivindica atuação criteriosa do IBAMA no combate ao desmatamento na Amazônia
Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a operação Arco de Fogo, que objetiva conter o avanço do desmatamento na Amazônia, não pode prejudicar os madeireiros de Rondônia que atuam na legalidade. Promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a operação também vem sendo executada no Pará e em Mato Grosso.
- Somos favoráveis à fiscalização, mas com critério, com cautela. Sabemos que 30% das madeireiras de Rondônia estão ilegais. Isso o Ibama tem que fechar, e já vinha fechando. Os outros 70% têm que trabalhar. Há 260 planos de manejo. Agora, o Ibama chega com a operação, castigando não só os ilegais, mas os que estão legais também. Falam em extinguir os planos de manejo e deixar as madeireiras sem matéria-prima - criticou.
Raupp disse ainda que a operação Arco de Fogo não pode prejudicar aqueles que nos últimos anos foram estimulados pelo governo a ocupar a Amazônia e investiram no desenvolvimento da região. O senador também voltou a sugerir a criação do Ministério da Amazônia- "para cuidar especificamente da região e dessas ações" - e do programa Desmatamento Zero. O programa teria a intenção de proibir, a partir de implantado, novas derrubadas de vegetação, concedendo anistia aos que, nos últimos 40 anos, desmataram suas propriedades para a promoção de benfeitorias.
Em aparte, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que Rondônia tem todos os instrumentos para promover o desenvolvimento sustentável com responsabilidade ambiental e social. Para isso, segundo ela, o governo local precisaria assumir um papel de liderança e atuar como coordenador de planejamento do estado.
17/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fiscalização do Ibama combate desmatamento no Amazonas
Ibama intensifica combate ao desmatamento no nordeste do Mato Grosso
Ibama abre cinco frentes de combate ao desmatamento em Rondônia
AMORIM CRITICA ATUAÇÃO DO IBAMA NA AMAZÔNIA
Raupp anuncia projeto de desmatamento zero na Amazônia
Raupp diz que é possível reduzir a zero o desmatamento na Amazônia