Raupp sugere que automóveis tenham limitadores de velocidade



Para reduzir o número de acidentes de trânsito no país, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou projeto que obriga todo carro a possuir um dispositivo destinado a limitar sua velocidade a, no máximo, 10% acima da velocidade máxima permitida no país. Hoje, a velocidade máxima em algumas auto-estradas do Centro-Sul é de 120 quilômetros por hora e, assim, o dispositivo previsto no projeto impediria que um carro trafegasse acima de 132 quilômetros por hora.

Raupp sustenta que o limitador de velocidade é -de uma lógica cristalina- se o objetivo da sociedade é reduzir o número de mortes por acidentes provocados por alta velocidade. Depois de citar que o número de mortos em acidentes de trânsito tem se mantido acima de 20 mil por ano, o senador de Rondônia diz que propõe limitadores com 10% acima da velocidade máxima para permitir que as ultrapassagens sejam feitas com segurança.

O Brasil não dispõe de estatísticas específicas sobre a ligação de morte e velocidade no trânsito, mas a situação não deve ser muito diferente da dos Estados Unidos. Lá, 75% das mortes em acidentes de trânsito tiveram pelo menos um dos veículos trafegando em alta velocidade, conforme Raupp. Ele lembra a morte de um rapaz em Brasília, atropelado por um carro a 155 quilômetros por hora numa via onde o máximo era de 60 quilômetros.

No futuro, acrescenta, a tecnologia permitirá que os veículos -dialoguem- com a via trafegada, permitindo inclusive receber uma determinação dos equipamentos instalados na beira da estrada sobre a velocidade máxima que o carro terá de observar. Entretanto, -enquanto essa tecnologia não está disponível-, o primeiro passo a ser dado é a instalação do dispositivo limitador de altas velocidades, observa.



27/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim propõe que deficientes auditivos tenham isenção de IPI na compra de automóveis

Raupp propõe que veículos tenham dispositivo sonoro para sinalizar a ré

Casildo Maldaner sugere que bancos de desenvolvimento não-federais tenham acesso aos recursos do FAT

Raupp sugere edição de medida provisória para reconstrução de Rondônia

Raupp sugere que Petrobras invista no gasoduto Urucu- Porto Velho

Raupp sugere que parte de recursos provenientes de leilão de aeroportos vá para rodovias