Raupp propõe que veículos tenham dispositivo sonoro para sinalizar a ré



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai analisar projeto de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que estabelece a obrigatoriedade de os veículos disporem de dispositivo sonoro capaz de sinalizar seu deslocamento em marcha a ré, de modo a orientar o pedestre ou ciclista. O projeto, que terá decisão terminativa na CCJ, aguarda designação de relator.

Na justificativa da proposição (PLS 56/06), Raupp assinala o número expressivo de mortes em decorrência de atropelamentos. O senador argumenta que tais acidentes poderiam ser evitados pela adoção de medidas simples de prevenção, de baixo custo.

Ônibus e caminhões, cujos espelhos retrovisores não garantem perfeita visualização de pessoas atrás do veículo, são os principais responsáveis por esse tipo de acidente, registrou Raupp.

O representante por Rondônia informou que o dispositivo sonoro já existe e que alguns fabricantes já tomaram a iniciativa de instalá-lo. Com base nessas considerações, o senador apresentou o projeto que propõe a alteração do Código de Trânsito Brasileiro de modo a incluir o dispositivo entre os equipamentos obrigatórios dos veículos.



18/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata propõe que táxis tenham dispositivo luminoso de segurança

Raupp sugere que automóveis tenham limitadores de velocidade

Raupp elogia veto a dispositivo da LDO que previa redução de gastos correntes

João Vicente Claudino diz que custo do dispositivo de rastreamento em veículos novos impedirá seu uso

GILVAM PROPÕE QUE MUNICÍPIOS TENHAM MAIOR AUTONOMIA PARA GERIR RECURSOS DA SAÚDE

Representantes de Detrans querem proibir comércio de peças usadas de veículos e garantir destruição dos que tenham perda total