Reajuste de tarifas de telefone e energia pode ser menor, diz Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu as projeções para o reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade neste ano. A estimativa de reajuste da tarifa de telefonia fixa caiu para 0,8%, ante 1,6% previsto no documento anterior.
Segundo a ata da última reunião do comitê, realizada nos dias 19 e 20 deste mês, para a tarifa de eletricidade, a redução na projeção foi de 0,1 ponto percentual, para 3,6%. O Copom mantém a expectativa de que não haverá reajuste da gasolina e do gás de botijão neste ano.
Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados em 2010, foi mantida a projeção de 3,6%, mesmo valor considerado na reunião de 31 de agosto e 1º de setembro.
Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,35% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro.
Para 2011, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados foi reduzida para 4,3%, ante 4,4%, estimativa considerada na reunião anterior do comitê.
Fonte:
Agência Brasil
28/10/2010 12:04
Artigos Relacionados
Copom reduz para 1,3% projeção de reajuste de energia elétrica este ano
Municípios de quatro estados terão reajuste nas tarifas de energia
Aneel aprova reajuste de tarifas de energia de cinco concessionárias
Aneel aprova reajuste de tarifas de energia para 393 municípios do Paraná
Tarifas de energia sofrerão reajuste no Espiríto Santo, Pará e Santa Catarina
Valmir Amaral pede ao governo nova fórmula de reajuste das tarifas de energia elétrica