Receita federal investiga fraudes no Paraná



A Receita Federal do Brasil, o Ministério Público do Estado do Paraná e a Receita Estadual do Paraná realizaram nesta quarta-feira (14) a Operação Pirâmide de Papel, com a execução de diversos mandados de busca e apreensão em empresas e residências dos principais envolvidos em um esquema de fraude aos fiscos Federal e Estadual.

Além das buscas, são cumpridos mandados de prisão contra os responsáveis pelas empresas, que têm como principal atividade mercantil o comércio de papel. Durante as investigações foram obtidos indícios da existência de um esquema de sonegação fiscal e fraudes contra a execução fiscal, no qual dezenas de empresas apresentavam em seu quadro societário interpostas pessoas “laranjas”, com objetivo de dificultar a ação do fisco.

A ação, que ocorre principalmente no Paraná, mas também possui ramificação em São Paulo e Rio de Janeiro, cumpre decisão judicial autorizando a realização de 93 mandados de busca e apreensão, 12 prisões temporárias, alem da condução de 70 envolvidos para depoimentos.

A prática comum das empresas era a acumulação de débitos fiscais, apresentando funcionamento por curto período de tempo e encerrando irregularmente suas atividades.

Apenas junto à União, a Dívida Ativa das empresas envolvidas atinge aproximadamente R$ 47 milhões.

 

Fonte:
Receita Federal



14/12/2011 12:43


Artigos Relacionados


Receita, PF e Ministério Público fazem operação no Paraná para combater fraudes no IR 2012

Receita Federal investiga o clube de Diógenes

Receita Federal e PF desarticulam quadrilha especializada em fraudes ao Imposto de Renda

Receita Federal e PF combatem fraudes ao imposto de renda em cinco estados

Ibama no Paraná recebe doação de equipamentos apreendidos pela Receita Federal

Requião protesta contra apreensão de feijão pela Receita Federal no Paraná