Receita oferece ferramenta digital para contribuinte acompanhar processos em órgãos públicos



A Receita Federal disponibilizou em seu site o Processo Digital (e-Processo), ferramenta que permite ao contribuinte acompanhar o andamento de seus processos na Receita, na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Com este serviço, documentos anexados ao processo ficam imediatamente visíveis para o contribuinte. Assim, por exemplo, um contribuinte em Belém pode ver a decisão no seu processo imediatamente após o seu julgamento no Carf, em Brasília. Do mesmo modo, um contribuinte pode verificar o resultado de um pedido de restituição logo que o Auditor Fiscal localizado em outra cidade assinar o despacho decisório aprovando seu pedido.

O serviço está à disposição dos contribuintes no Portal e-Cac, ambiente de serviços virtuais da Receita na internet. O interessado que ingressar no portal com código de acesso poderá consultar a relação de processos digitais em seu CPF/CNPJ, obtendo informações sobre número, documentos constantes no processo, movimentações, histórico e tempo de tramitação de cada operação.

O interessado que utilizar o serviço com Certificado Digital e optar pelo Domicílio Tributário Eletrônico poderá ainda extrair cópia digital do processo inteiro e/ou extrair e imprimir documentos do processo. O contribuinte poderá cadastrar três números de telefone celular que receberão uma mensagem de alerta quando existir uma comunicação para ele.

Esta é a primeira fase do serviço. Futuramente outras funcionalidades estarão disponíveis, como a realização de entrega de documentos ao processo, consultas por palavras chaves, verificação das assinaturas constantes nos documentos e consultas de comunicados e intimações e seus prazos de resposta.

O sistema está disponível desde o dia 18 de março, e já permite a consulta a 170 mil processos. Até ao final do ano a estimativa é ultrapassar os 500 mil processos.

O processo digital foi criado com uso de tecnologias de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que trata da imagem dos documentos, e de Fluxo de Trabalho, que trata da integração da imagem com o fluxo do trabalho, envolvendo as pessoas, aplicações e bancos de dados necessários ao desenvolvimento dos trabalhos nos órgãos envolvidos.

A eliminação do papel traz a possibilidade de se adotar procedimentos muito mais eficientes e eficazes para execução dos atos processuais, com redução significativa nos custos administrativos, aumento da produtividade mediante redução e eliminação de atividades acessórias, desburocratização de procedimentos para o contribuinte, redução do tempo no trâmite processual, valorização do servidor pela facilidade no manuseio do processo, além de se trabalhar em um ambiente limpo e agradável, sem as pilhas de processos empoeirados, e com maior aproximação do órgão com toda a sociedade por meio da comunicação bilateral via internet, com garantia do sigilo fiscal.


Fonte:
Receita Federal

 



08/04/2011 18:04


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