Reconhecimento de diplomas de curso superior entre países do Mercosul é tema de audiência na quarta



VEJA MAIS

O reconhecimento e a validação de diplomas de curso superior no âmbito do Mercosul serão debatidos em audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na quarta-feira (11), às 10h. A discussão foi proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Por sugestão da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), a audiência também debaterá a transferência de alunos de instituições de ensino do Mercosul durante a realização do curso universitário.

Foram convidados para o evento a senadora do Paraguai Mirtha Palácios Melgarejo, representante do Parlasul/Mercosul; o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), autor de projeto de lei que estabelece procedimentos e critérios para admissão de títulos e graus universitários no âmbito do Mercosul (PL 1.981/2011); o professor Vicente Celestino de França, presidente da Associação de Pós-Graduados (ANPGIEES); e a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros.

Também devem participar do debate o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, e o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, que ainda não confirmou presença.

Desburocratização

O senador Paim, que defende a desburocratização da validação de diplomas emitidos no exterior, sugere a criação de um mecanismo de reconhecimento mútuo para simplificar a capacidade de análise dos títulos e aproximar os sistemas educacionais no âmbito do Mercosul.

Paim já disse em Plenário que recebe, frequentemente, correspondências de estudantes reclamando das dificuldades para validação de diplomas emitidos fora do Brasil. O senador diz que o processo de reconhecimento, segundo o relato dos alunos, é extremamente demorado.

O fato de cada universidade pública ter autonomia para estabelecer critérios próprios para o reconhecimento desses diplomas seria a causa para a demora no processo e também para cobrança de valores exorbitantes, segundo Paim.

Paim defende que, no âmbito do Mercosul, seja facilitado o reconhecimento de diplomas emitidos nos países-membros do bloco. O senador cita a Comissão de Revalidação, que tem se dedicado ao tema, no âmbito do CNE. No entanto, ressalta que é preciso intensificar os acordos especialmente para os casos de especialização no Mercosul, já que o processo de reconhecimento de títulos ainda é moroso.



06/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE debate validação de diplomas de curso superior entre países do Mercosul

Plenário aprova acordo para reconhecimento de diplomas entre países do Mercosul

Comissões do Parlamento do Mercosul debaterão reconhecimento de diplomas

Aprovado em comissão acordo que facilita reconhecimento de diplomas no Mercosul

Aprovado acordo que reconhece diplomas de professores de espanhol e de português nos países do Mercosul

Revalidação de diplomas é tema de audiência