Recursos para criação de novos tribunais é objeto de polêmica
Relator do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012 a 2015, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) observou que, apesar de haver previsão orçamentária para a criação de novos tribunais, serão necessários mais recursos para a efetiva instalação de Tribunais Regionais Federais (TRFs) no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas.
- Para essa primeira reestruturação, há uma previsão de algo em torno de R$ 300 milhões no PPA. Óbvio que isso não é suficiente. O Judiciário sabe que será impossível instalar quatro tribunais de uma vez, mas você vai ter que ter um cronograma para criação a partir da própria decisão do Judiciário - observou.
Segundo o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-RS), esses recursos deverão vir da própria Justiça Federal, que é hoje superavitária.
- A Justiça Federal é superavitária. Ela arrecada 15 bilhões e gasta de 7 a 8 bilhões. Ainda haverá um superávit de 7 bilhões, portanto o orçamento da Justiça Federal existe. Basta ter bom senso - argumentou o deputado, que convocou a sessão desta quinta-feira.
A promulgação da emenda à Constituição que cria novos tribunais federais provoca dúvidas sobre o destino de proposições semelhantes que tramitam no Senado. Entre elas, estão a PEC 61/2012, do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que propõe a instalação de uma sede no Ceará; e a PEC 46/2012, de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que cria um TRF no Pará. Segundo Walter Pinheiro (PT-BA), cabe ao Judiciário dialogar com o Congresso sobre o que considera necessário.
- O judiciário deve chegar para o parlamento e dizer: o nosso plano é de nosso máximo "X" tribunais de recursos no país, portanto dialogar com a gente. O que nós fizemos foi ir ao encontro de um pleito do próprio Judiciário. Tanto é verdade que quando discutimos o PPA nenhum membro do judiciário levantou a inconsistência ou inviabilidade para instalação desses tribunais, pelo contrário, o que recebemos foram demandas para colocar recursos para a instalação desses tribunais – explicou Pinheiro.
06/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Pauta do Plenário inclui MP e criação de novos tribunais
Em nota, Renan diz que criação de novos tribunais 'contém erro formal'
Sérgio Souza defende a criação de novos Tribunais Regionais Federais
Eunício Oliveira defende criação de novos tribunais regionais federais
Sérgio Souza defende criação de novos tribunais regionais federais
No exercício da presidência do Senado, Romero Jucá comemora criação de novos tribunais