Rede Brasil Rural chega a Goiás



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) retomou esta semana a capacitação de agricultores familiares para o uso da Rede Brasil Rural (RBR), ferramenta criada para incentivar a organização produtiva e impulsionar a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. Mais de 30 cooperativas do estado de Goiás participaram do curso na segunda-feira (13).

Na semana passada, a capacitação para cooperativados e agricultores familiares foi realizada na Bahia – por ser o estado com maior número de estabelecimento de agricultura familiar –, passando depois por Santa Catarina e Minas Gerais.

“Em 2012, ano internacional do cooperativismo, a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário de lançar a Rede Brasil Rural é de grande importância para a organização produtiva da agricultura familiar, com mecanismos que incentivam a comercialização, a logística, acesso a crédito e mercados institucionais. Estamos trabalhando para a cada dia construir políticas públicas que fortaleçam os agricultores e agricultoras”, afirma o secretário de Desenvolvimento Territorial do ministério, Jerônimo Rodrigues, destacando a importância do acesso a assistência técnica e extensão rural (Ater) qualificada e continuada.

O delegado federal do MDA no estado, Otacílio Teixeira, destacou a força da agricultura familiar em Goiás. “Dentro do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar [Pronaf] tivemos o investimento de mais de R$ 420 milhões na safra 2010/2011 para atender os mais de 300 mil agricultores familiares no estado”, contou.

Para a agricultora familiar e integrante da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Sudoeste Goiano (Coopfaz), Lazara Souza, a expectativa com a Rede Brasil Rural é grande. “Pelo que pude ver na apresentação de hoje [segunda-feira, 13], vai ajudar muito no processo de divulgação dos produtos da agricultura familiar, na comercialização e na compra dos materiais que a gente precisa pra produzir”, enumerou.

 

Goiás

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, existem no estado de Goiás 88 mil estabelecimentos de agricultura familiar, correspondente a 65% dos estabelecimentos do estado e a mais de 50% da ocupação de mão de obra no campo. No Goiás, a agricultura familiar é responsável pela produção de 46% do arroz e 67% da mandioca.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural foi lançada em dezembro do ano passado, em Porto Alegre (RS), em um evento que contou com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. “O objetivo da RBR é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar”, disse o ministro na ocasião. A rede conta com a cooperação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como agente financiador, e com a parceria dos Correios.

O cadastramento das cooperativas na Rede Brasil Rural está sendo realizado desde 13 de dezembro de 2011 e vai até o dia 5 de março deste ano. A partir do dia 6 março, a RBR estará disponível para usuários de todo o Brasil.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário

 

14/02/2012 10:59


Artigos Relacionados


Rede Brasil Rural será lançada no Nordeste

Cadastro no portal Rede Brasil Rural vai até 18 de fevereiro

Site de comércio eletrônico Rede Brasil Rural já está no ar

MDA entrega retroescavadeiras e lança Rede Brasil Rural na Bahia

Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural

Cooperativas aprendem a utilizar a Rede Brasil Rural em treinamento na Bahia