Rede de combate à lavagem de dinheiro chega ao Acre



Nesta sexta-feira (14), o Ministério Público do Acre passa a integrar a Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) com a inauguração de uma unidade no estado.

A Rede-LAB, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça do MJ. Atualmente é composta por 31 laboratórios. Até o fim de 2014, serão 43 laboratórios em funcionamento em todos os estados.

Em janeiro foram inaugurados os laboratórios da Paraíba e do Amapá. Ainda este mês, os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul também integrarão a Rede-LAB.

“Os resultados são tangíveis. Entre 2009 e 2013, 1,5 mil casos foram analisados pelos laboratórios, que identificaram R$ 19,6 bilhões vindos de atividades criminosas como lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos”, destacou o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Os laboratórios subsidiam investigações criminais de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal, durante grandes períodos. Para o trabalho, são utilizadas soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações.

Segundo o diretor do DRCI, Ricardo Saadi, é imprescindível incentivar as técnicas de inteligência que resultem na recuperação dos ativos ilícitos. “Não basta apenas prender o criminoso, é fundamental descapitalizar, asfixiar financeiramente a organização criminosa para combater o crime organizado”, destacou.

Fonte:
Ministério da Justiça



14/02/2014 20:30


Artigos Relacionados


PF desarticula rede de lavagem de dinheiro em 7 estados

Brasil avança no combate à lavagem de dinheiro

CCJ aprova proposta que combate lavagem de dinheiro

Autoridades discutem combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Seminário em Salvador fortalece combate à lavagem de dinheiro

Magistrados fazem curso de combate à lavagem de dinheiro