Redução da maioridade penal é um dos temas da reunião da CCJ



Os membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) devem analisar na reunião desta quarta-feira (12), às 10h, substitutivo do senador Amir Lando (PMDB-GO) a três propostas de emenda à Constituição, que tramitam em conjunto, relativas à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Se o substitutivo for aprovado na comissão, a matéria seguirá para a apreciação em Plenário.

Outro item que tem como relator Amir Lando é um projeto de lei do ex-senador Carlos Wilson que defende aumento de um terço na pena de quem comete crime com a participação de adolescente com menos de 18 anos. A proposta tem a aprovação de Lando na forma de um substitutivo.

-É comum encontrarem-se criminosos que se valem de menores como prepostos para a prática de crimes, ou menores que são criminosos plenamente conscientes de seus atos-, argumenta o senador.

Na pauta da CCJ, que é presidida pelo senador Edison Lobão (PFL-MA), estão 31 itens. Como alguns desses projetos são de caráter terminativo, eles só poderão ser analisados se forem votadas as medidas provisórias que estão trancando a pauta do Senado. Uma proposta do ex-senador Roberto Freire é uma das questões de caráter terminativo que aguardam a liberação da pauta do Senado para serem apreciadas na comissão. Segundo o projeto de Freire, a prisão especial seria extinta. Ainda nessa situação, está a proposição do senador Giberto Mestrinho (PMDB-AM) que defende a redução da pena aplicada a crimes culposos (não intencionais) previstos no Código de Trânsito Brasileiro para adequá-las ao Código Penal.

Além disso, a CCJ pode votar projeto do ex-senador Ademir Andrade que determina que as assembléias legislativas sejam informadas sobre a liberação de recursos federais para os estados e para o Distrito Federal.



11/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ rejeita redução da maioridade penal

CCJ debate redução da maioridade penal

Redução da maioridade penal na pauta da CCJ

Redução da maioridade penal em debate na CDH

Ministro do STJ é contra redução da maioridade penal

CCJ debate propostas de redução da maioridade penal