Redução da tarifa de energia deverá ser implementada a partir de fevereiro de 2013
Consumidores residenciais terão redução na conta de luz em média de 16,2% e as empresas serão beneficiadas com diminuição média de 20,2%, podendo chegar a até 28%
Após o anúncio da presidenta Dilma Rousseff, feito na última quarta-feira (12), sobre a redução do custo de energia para indústria e residências, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que já começou a trabalhar nas medidas para que sejam implementadas a partir do dia 5 de fevereiro do ano que vem, quando os consumidores residenciais terão redução média de 16,2% e as empresas serão beneficiadas com diminuição média de 20,2%, podendo chegar a até 28%, dependendo do porte e da atividade industrial.
De acordo com informe da Aneel, o diretor-geral da agência, Nelson Hübner, disse que o cálculo dos valores na distribuição de energia considera as reduções tarifárias nos segmentos de geração e de transmissão, além da diminuição de três encargos setoriais: reserva global de reversão (RGR), conta de consumo de combustíveis fósseis (CCC) e conta de desenvolvimento energético (CDE).
Outro ponto levantado pela Aneel é sobre a revisão tarifária para todas as concessionárias de energia elétrica, que também já estão autorizadas a prorrogar os contratos de concessão pelo prazo de 30 anos, no caso das usinas hidrelétricas e empresas de transmissão e de distribuição. As usinas termelétricas podem renovar por 20 anos. Todas concessões são prorrogáveis por uma única vez, de acordo com a Medida Provisória 579, publicada nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União.
Os interessados na busca de mais detalhes devem acessar o endereço eletrônico do Ministério de Minas e Energia (MME), que aborda os questionamentos mais previsíveis sobre concessões ou então o Portal da Aneel, que esclarece sobre consumo, impostos e contribuições embutidos na conta de luz.
Leia mais:
Redução nos preços da energia poderá ser maior do que a anunciada
Famílias de baixa renda têm até 2ª feira para garantir desconto na conta de luz
Aprovada audiência pública sobre regulamentação de energia pós e pré-paga
Fonte:
13/09/2012 15:56
Artigos Relacionados
CAE deverá votar tarifa especial de energia elétrica para agricultura irrigada
Comissão aprova relatório da MP da redução da tarifa de energia
Tarifa de energia de municípios paulistas fica mais cara a partir desta quinta
Romero Jucá anuncia redução de 3% na tarifa de energia elétrica
CAE examina redução de tarifa de energia para baixo consumo
Mozarildo cobra redução de tarifa de energia para Roraima