REFORMA DO SISTEMA ELEITORAL NA PAUTA DA CCJ



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), poderá examinar na reunião marcada para quarta-feira (dia 17), às 10h, substitutivo do senador José Fogaça (PMDB-RS) a proposta de emenda à Constituição apresentada pelo senador José Serra (PSDB-SP) que institui o sistema distrital misto para eleição à Câmara dos Deputados.

Outra matéria em pauta é o projeto do senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) que propõe isenção de impostos para os alimentos da cesta básica quando destinados ao consumo interno. O parecer do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) é contrário sob o argumento básico de que a Constituição veda à União o poder de conceder isenção de tributosestaduais e municipais.

Poderá ser apreciada também a iniciativa do senador José Eduardo Dutra (PT-SP) que sugere acabar com a unicidade sindical prevista na Constituição que, no inciso II do artigo 8º proíbe mais de uma organização sindical por categoria profissional e por município. Dutra pondera sobre a necessidade de atualizar a Constituição à decisão da Convenção/87 aprovada pela Organização Internacional do Trabalho, que entrou em vigor em 1950. O relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR), discorda da proposta por entender que o movimento sindical brasileiro está dividido quanto a essa matéria.



12/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan faz balanço da pauta prioritária e prevê mudanças no sistema eleitoral

Áudio | Reforma Eleitoral: CCJ aprova mudança no sistema de votação

Ana Rita defende reforma do sistema político-eleitoral do Brasil

Ana Amélia diz que reforma política é minuta de mudança do sistema eleitoral

Subcomissão vai examinar reforma trabalhista e reforma eleitoral também poderá ser debatida

Reforma eleitoral se seguiria à reforma política