Região Norte Debate Interlegis em Belém



A Assembléia Legislativa do Pará sedia na próxima segunda-feira (dia 28), em Belém, o I Seminário Regional Interlegis-Norte, que contará com a participação de representantes das casas legislativas dos sete estados da região. No encontro, serão debatidas as propostas do Programa Interlegis, que já conta com a adesão das assembléias legislativas e as câmaras municipais da maioria dos municípios-pólo da Amazônia.

O Seminário será aberto pelos presidentes do Senado Federal, senador Jader Barbalho, e da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Martinho Arnaldo Campos Carmona. Da solenidade de abertura ainda participam o diretor executivo do Prodasen, órgão executor do Interlegis, Kleber Gomes Ferreira Lima, que fará uma apresentará sobre o programa. Outros senadores e representantes das casas legislativas também estarão presentes na solenidade de abertura.

A Interlegis é a comunidade virtual do Poder Legislativo, que consiste de uma rede de comunicação e informação entre os parlamentares de todo o país, nas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo central dessa comunidade virtual é o fortalecimento do Poder Legislativo em suas várias instâncias, oferecendo os avanços tecnológicos à consolidação do processo democrático brasileiro. Utilizando-se da Internet, o Interlegis vai reunir em suas páginas informações sobre todas as casas legislativas do país e os assuntos referentes ao legislativo. Assim, com sua consolidação, o Interlegis se prepara para ser o grande Portal do Legislativo brasileiro.

Portal Senado WAP

Após o encerramento do Seminário Regional Interlegis, os presidentes do Senado, senador Jader Barbalho, e da Tele Centro-Oeste Celular e Norte Brasil Telecom, Mário César Pereira de Araújo, assinam protocolo sobre o Lançamento do Portal Senado WAP.

A oferta de informações pelo protocolo WAP (Wirelles Aplication Protocol) tem por objetivo oferecer aos usuários do sistema as informações do Senado Federal. Os senadores e quem dispõe do serviço terão acesso aos recursos mais modernos para acompanhar a ordem do dia e notícias em tempo real, produzidas pela Secretaria de Comunicação do Senado Federal.

Ainda poderão ser acessadas a relação dos senadores por Unidade da Federação, com o nome e o partido, a lista dos membros da Mesa do Senado com seus cargos. A lista dos senadores das comissões parlamentares permanentes e temporárias, as lideranças dos partidos e blocos. O projeto vai, no futuro, incorporar novas bases de informações como matérias em tramitação e o Sistema de Informações do Congresso Nacional (Sicom).

O portal Wap do Senado pode ainda ser acesso no endereço: http://wap.senado.gov.br/index.wml.

25/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carta de Belém pede criação de mais conselhos na região Norte

Manaus sediará Seminário Regional Interlegis da Região Norte

Videoconferência do Interlegis une Belém, Brasília e Belo Horizonte

Interlegis debate direitos humanos

PRODASEN DEBATE INTERLEGIS COM ASSEMBLÉIAS DOS ESTADOS

Interlegis transmite debate sobre o ato médico