THELMA ENFATIZA POTENCIAL ENERGÉTICO DO TOCANTINS



A senadora Thelma Siqueira Campos (PFL-TO) enfatizou a importância que o potencial energético do rio Tocantins poderá ter para o desenvolvimento do Brasil. Segundo ela, o projeto de cinco novas hidrelétricas no rio dará mais 5 milhões de quilowatts ao sistema energético nacional, afastando ameaças de escassez.
Thelma comentou a recente visita que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez ao estado do Tocantins, para inaugurar a fase I da primeira dessas hidrelétricas, a Usina Luís Eduardo Magalhães, que gerará 850 mil quilowatts. "O presidente anunciou, ainda, a construção da linha de transmissão de energia elétrica de alta tensão que permitirá a interligação dos sistemas elétricos brasileiros levando o progresso ao Centro-Sul do país", ressaltou.
O Tocantins, afirmou Thelma, por sua localização estratégica unindo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, se sente honrado em poder colaborar numa nova fase de desenvolvimento do país. São 150 milhões de hectares agriculturáveis, 20% dos recursos hídricos do planeta e 30% de sua biodiversidade. "Queremos a coexistência pacífica da ocupação produtiva com a sustentabilidade ambiental, garantiu.
Ao finalizar seu pronunciamento, Thelma Siqueira Campos fez, ainda, um apelo aos senadores para uma tramitação rápida da mensagem do presidente Fernando Henrique Cardoso criando a Universidade Federal do Tocantins, uma velha reivindicação do estado.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) apoiou a reivindicação de Thelma, enfatizando a importância da criação da universidade, por ser Tocantins o único estado a não ter, ainda, uma universidade federal.

31/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reginaldo destaca potencial energético dos ventos

Wellington Dias pede atenção com potencial energético de Maranhão e Piauí

João Vicente Claudino destaca potencial energético do Brasil e critica uso de energia nuclear

Ataídes Oliveira destaca potencial do Tocantins

Eduardo destaca avanços nos setores educacional e energético no Tocantins

Quintanilha destaca potencial econômico de recursos minerais do Tocantins