Regras para torcidas organizadas voltam à pauta do Senado
Retorna à pauta da Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) nesta terça-feira (3) o projeto de lei do Senado (PLS 327/2004) que regulamenta a participação de torcidas organizadas em estádios de futebol. O autor, senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), propõe estabelecimento de mecanismos de controle de acesso aos estádios.
No último domingo, integrantes de organizadas do Corínthians e do Palmeiras se enfrentaram antes do clássico entre as duas equipes. Dois palmeirenses morreram no confronto, ocorrido fora do Estádio do Pacaembu. Depois do episódio, a Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada nos estádios das torcidas Gaviões da Fiel e Mancha Verde.
O projeto, que modifica o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003), teve parecer contrário nas comissões de Constituição e Justiça e na própria CE, mas volta a tramitar atendendo a requerimento de Mozarildo Cavalcanti.
A pauta da CE também prevê a votação, em caráter terminativo, do Projeto de Lei do Senado (PLS 250/2009) que assegura a estudantes oriundos de cooperativas educacionais o acesso a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni).
O programa foi instituído pela Lei 11.096/05, com o objetivo de conceder a estudantes de baixa renda bolsas de estudo integrais e parciais de 50 ou 25% em cursos de graduação. Atualmente, a bolsa é destinada somente aos estudantes que tiverem cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.
A autora do projeto, a ex-senadora Marisa Serrano, explica que as escolas mantidas por cooperativas educacionais economizam recursos tanto do Estado quanto da sociedade, pois atuam em áreas onde o poder público é ausente ou tem presença meramente formal, “falhando no atendimento das necessidades de aprendizagem da juventude”. O relatório, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), é favorável.
Educação infantil
A CE também examinará a proposta da senadora Ângela Portela (PT-RR) para que creches e pré-escolas da rede pública possam oferecer atividades pedagógicas a seus alunos durante o período de férias escolares.
30/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Esporte convoca integrantes de torcidas organizadas para efetuar cadastramento
Esporte e clubes de São Paulo assinam termo para cadastramento de torcidas organizadas
Torcidas organizadas mineiras assinam parceria para garantir mais segurança nos estádios
Ministro encerra Seminário de Torcidas Organizadas
Doação de sangue tem apoio de torcidas organizadas
CCJ rejeita projeto que regulamenta torcidas organizadas