Regulamentação do motofrete: Estado cria plano de ação
Objetivo é ajudar profissionais da categoria a se adequarem e cumprirem a lei
O governo do Estado de São Paulo está elaborando um plano de ação em relação aos motofretistas que será anunciado nos próximos dias, juntamente com a decisão sobre como será a fiscalização em relação à resolução 410 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Válida para todo o País, a medida determina punição a quem não utilizar equipamentos como antena corta-pipa, protetor de pernas e motor e faixas refletivas no capacete, dentre outros itens de segurança para motos.
LEIA TAMBÉM:
Regulamentação do motofrete é discutida com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes
Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Julio Semeghini, a resolução aumenta a segurança dos motofretistas e de toda a população. "Seremos rigorosos. Daremos estímulo, mas vamos cobrar de maneira rigorosa que os motofretistas se enquadrem", disse Semeghini.
Para incentivar a regularização dos condutores, o governo do Estado de São Paulo, por meio do Detran.SP, investiu na oferta de 20 mil vagas gratuitas para cursos especializados de motofrete e mototáxi. O curso tem duração de 30 horas, sendo 25 de aulas teóricas e cinco de atividades práticas, e o currículo abrange temas relacionados à ética, cidadania, segurança, saúde, transporte de cargas e risco sobre duas rodas, entre outros.
Outra ação do governo foi, por meio do Banco do Povo Paulista (BPP), disponibilizar para a categoria créditos que podem ser parcelados em até 24 meses a uma taxa de juros de 0,5% ao mês.
Ainda de acordo com o secretário, há um estímulo para que os municípios façam suas leis e trabalhem em conjunto com os Detrans regionais.
Do Portal do Governo do Estado
02/21/2013
Artigos Relacionados
Regulamentação do motofrete é discutida com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes
CCJ aprova regulamentação para serviços de mototáxi e motofrete
Paim defende aprovação de projeto que regulamenta atividade de motofrete
Plano de ação
Previdência Complementar cria comissões para definir propostas de regulamentação
Regulamentação do Plano Real vai ser promulgada pelo Congresso