Reintegração de posse para índios Pataxós na Bahia é vitória do governo, diz AGU
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, considerou "uma vitória da União" a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de garantir a reintegração de posse de 54 mil hectares de fazendas no sul do estado da Bahia em favor dos índios Pataxó. Ele disse que o próximo passo é fazer com que os fazendeiros sejam transferidos para outras áreas.
Supremo dá razão à Funai e anula títulos de fazendeiros em terras indígenas na Bahia.
Segundo ele, isso ficará a cargo do governo da Bahia, do Ministério da Justiça e da Fundação Nacional do Índio (Funai) que "deverão viabilizar a transferência de forma pacífica para não criar maior passivo social". "Todo esforço tem que ser feito para fazer tudo de forma pacífica para aqueles que ocupam as terras de boa-fé e tiveram seus títulos declarados nulos", disse o titular da Advocacia-Geral da União (AGU).
A decisão do STF significou "a confirmação da demarcação que havia sido feita na região e protege os indígenas também da presença eventual de pessoas intrusas nas áreas", observou.
As terras eram alvo de disputa entre fazendeiros, empresas agropecuárias e indígenas há quase 30 anos por fazendeiros e foram demarcadas em 1930.
Fonte:
Agência Brasil
03/05/2012 12:37
Artigos Relacionados
Índios pataxó ganham posse permanente de território na Bahia
AGU comprova que terra Caramuru pertence aos índios Pataxós
PATAXÓS VISITAM ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DA BAHIA
Prazo para reintegração de posse está na pauta da CCJ
Prazo para reintegração de posse tem votação novamente adiada
CCJ vota prazo para governadores cumprirem reintegração de posse