PATAXÓS VISITAM ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DA BAHIA



A IV Feira Internacional do Livro da Bahia permitiu o encontro de índios Pataxó do sul do estado com o Senado Federal. No estande do Senado, os índios receberam exemplares da Legislação Indigenista consolidada, além de exemplares da Constituição federal, entre outros. Os Pataxó participam do evento com o apoio do Sebrae, divulgando seu artesanato e sua cultura para a população de Salvador.
Os índios Karkaju e Katão e as índias Wayhana e Anari Pataxó, de duas tribos da região de Porto Seguro, também fizeram assinatura gratuita do Jornal do Senado e cadastraram-se no programa de doação de livros da Biblioteca Acadêmico Luis Viana Filho.
- Desenvolvemos um trabalho de conscientização em oito escolas de tribos Pataxó, capacitando os índios para manterem suas atividades e sua cultura - afirmou Karkaju, 22 anos, vice-cacique da tribo de Coroa Vermelha, contente por poder ter à mão as leis federais que definem a situação dos índios no Brasil.
Anari Pataxó, 20 anos, acredita que o material da Biblioteca do Senado pode ser útil, principalmente para o desenvolvimento de material didático que leve em consideração referências indígenas.
- Em vez de dar exemplos comuns à cultura dos brancos, tentamos ensinar usando coisas que fazem parte da vida na tribo - disse Anari, que coordena um grupo de 16 professoras indígenas da Secretaria de Educação de Porto Seguro que atende a cerca de 800 crianças das tribos no ensino fundamental.
Na Feira do Livro, Katão, de 27 anos, (na foto com Wayhana e a diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira) lançou o livro Tryoká Hãhão Pataxy, ou Caminhando pela História Pataxó, que descreve as tradições do povo indígena que habitava o litoral baiano antes do descobrimento. A publicação traz ilustrações de autoria do próprio Katão.
CRIANÇAS
A semana foi das crianças na Feira do Livro da Bahia. As manhãs e as tardes foram destinadas à visitação de grupos de alunos de escolas públicas e particulares de Salvador e região. No estande do Senado, os alunos receberam a revistinha Jovem Cidadão e os professores receberam informações sobre o Senado e exemplares dos livros O Senado na história do Brasil e Dados biográficos dos senadores da Bahia (1826-2000).
Além da exposição de documentos e obras raras da Coleção senador Luis Viana Filho, os livros publicados do Senado têm chamado a atenção do público da Bahia. A coleção Constituições brasileiras, que reúne os textos constitucionais do Império e da República, vendida por R$ 32, e o texto atualizado (até a emenda nº 28 da Constituição de 1988 - veja matéria) têm sido os títulos mais vendidos no estande. A IV Feira Internacional do Livro segue aberta até o próximo domingo (dia 27), no Centro de Convenções de Salvador.

24/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


140 MIL PESSOAS PASSARAM PELO ESTANDE DO SENADO NA FEIRA DO LIVRO DA BAHIA

Deficiente auditivos visitam estande do Senado no Salão do Livro de MG

Deficientes auditivos visitam estande do Senado no Salão do Livro de MG

Estande do Senado é destaque na Bienal do Livro na Bahia

Presidente do STJ visita estande do Senado na Bienal do Livro da Bahia

Estande do Senado doa livros em braile na abertura da Bienal do Livro da Bahia