Prazo para reintegração de posse tem votação novamente adiada
A pedido do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiu, nesta quarta-feira (27), adiar a votação de projeto de lei da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) que obriga governadores a cumprirem ordem judicial de reintegração de posse no prazo de 15 dias, sob pena de serem enquadrados por crime de responsabilidade (PLS 251/2010).
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) chegou a reformular seu voto favorável à proposta, incorporando duas emendas que, no entanto, não alteraram o prazo de 15 dias estabelecido no texto original.
Sérgio Souza também apresentou emenda - ainda não avaliada pelo relator Petecão - propondo a ampliação deste prazo para até 30 dias, cabendo ao juiz defini-lo em função da complexidade de cada caso, do tempo necessário para planejamento e logística da ação policial e da segurança física dos invasores e dos policiais na retomada da propriedade ocupada irregularmente.
Prudência
Na discussão da matéria, na semana passada, os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSB-SP), Pedro Taques (PDT-MT), Eduardo Lopes (PRB-RJ) e Aécio Neves (PSDB-MG) ponderaram que muitos governadores demoram a executar a sentença de reintegração de posse não por leniência, mas por prudência, já que a retirada dos invasores pode demandar uma operação complexa e acirrar ainda mais o conflito. Para Aloysio Nunes Ferreira, a fixação de prazo de 15 dias "é um constrangimento", que pode levar a ações com resultados indesejados.
27/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Falta de acordo volta a adiar votação de prazo para reintegração de posse
Prazo para reintegração de posse está na pauta da CCJ
CCJ vota prazo para governadores cumprirem reintegração de posse
Novamente adiada votação de projeto que transfere feriados para as sextas-feiras
Votação de PEC dos Soldados da Borracha é adiada novamente
Votação da reforma do Judiciário é novamente adiada