RELATOR PROPÕE SEGURO OBRIGATÓRIO PARA COMPRA DE IMÓVEL NA PLANTA



Todo imóvel que for vendido na planta ou em construção deverá ter um seguro, para evitar que o comprador tenha prejuízo se a construtora entrar em dificuldades. Proposta com essa finalidade constará do relatório final da CPI do sistema financeiro, em preparação pelo senador João Alberto (PMDB-MA). .
- Vamos propor esse seguro para que nunca mais um comprador de casa própria tenha prejuízo, como ocorreu no caso Encol - afirmou o senador. Entre outros casos, a CPI investigou os empréstimos que o Banco do Brasil concedeu à Encol e foi a partir dos depoimentos que o relator decidiu tornar obrigatório o seguro de construção. .
O relator anunciou ainda que irá propor no documento final, que deve ser votado por todos os senadores até o dia 30 de novembro, uma mudança na lei de falências, destinada a beneficiar o maior número possível de credores. A idéia é permitir que sejam créditos prioritários apenas o principal dos empréstimos ou créditos tributários. .
- Hoje, o governo e os bancos ficam com praticamente tudo que sobra de uma falência, pois eles aumentam o valor a receber com juros, multas e correções, que multiplicam o valor original. No caso Encol, temos visto pela imprensa que nada sobrará para milhares de mutuários - acrescentou. .
O deputado e ex-ministro Delfim Netto - conforme o relator - concordou com a idéia do seguro obrigatário, durante encontro que tiveram nesta quarta-feira (dia 20).

20/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges propõe aumento do seguro obrigatório

Flávio Torres propõe mudanças na lei do seguro obrigatório de veículos

Banco do Brasil lança crédito para aquisição de imóvel na planta

Projeto de lei protege consumidor que comprou imóvel na planta

Procon-SP orienta sobre cuidados ao comprar imóvel na planta

Atraso na entrega de imóvel comprado na planta poderá gerar indenização