Relatores divergem sobre meia-entrada na Copa



A leitura de dois relatórios ao projeto do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011), durante a votação nesta terça-feira (16), confirmou a divergência sobre a meia-entrada nos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) defendeu a supressão de uma emenda que excetua a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 da regra de meia-entrada para estudantes e jovens comprovadamente carentes.

Randolfe foi relator do texto nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e apresentou em Plenário relatório pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A emenda, do senador Wellington Dias (PT-PI), foi acatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) durante tramitação do projeto na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). No seu relatório, Randolfe concordou com todas as modificações feitas por Paim, menos com a questão da meia-entrada.

- A restrição à meia-entrada nesses eventos sinaliza que o estatuto pode vir a ser novamente relativizado no futuro para atender interesses casuísticos — afirmou Randolfe.

Paim, no entanto, manteve a exceção para a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, em parecer apresentado pelas comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Segundo Paim, além da meia-entrada na Copa, também deve gerar polêmica na votação a reivindicação dos artistas de limitar o número de ingressos destinados ao benefício a 40% do total. Outro ponto polêmico, segundo o senador, é a a gratuidade nos ônibus interestaduais. A proposta, assegura aos estudantes que comprovarem renda familiar de até dois salários mínimos a ocupação de dois assentos de forma gratuita em ônibus interestaduais e de mais dois lugares com desconto de 50%.

Com a leitura dos relatórios, encerrada há pouco, segue a discussão do projeto entre os senadores antes da votação do texto.

Mais informações a seguir



16/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro do Esporte defende meia-entrada para idosos na Copa

Meia-entrada será limitada e não valerá para Copa do Mundo

Paim defende meia entrada para idosos na Copa de 2014

Mudanças na Lei Geral da Copa sugerem meia entrada para idosos em qualquer categoria

Fifa propõe ingressos mais baratos como alternativa à meia entrada na Copa de 2014

Consumo de bebidas alcoólicas em estádios e meia-entrada estão fora da Lei Geral da Copa, explica ministro