Relatório Azul é editado em braile e em disquete para deficientes visuais
O Relatório Azul, publicação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa foi apresentado à imprensa hoje à tarde. A presidente da CCDH/AL, deputada Maria do Rosário (PT) destacou que esta sexta edição, que tem uma tiragem de seis mil exemplares, também foi lançada em braile e em disquete específico para ser ouvido pelos portadores de deficiência visual.
Com 620 páginas e 19 capítulos, o documento trata de denúncias de violações e defesa das garantias dos direitos humanos de crianças e adolescentes, idosos, portadores de deficiência, mulheres, índios, entre outros. Ela também destacou a importância dos direitos econômicos, sociais e culturais. Segundo Maria do Rosário, a principal matéria prima desta publicação de reconhecimento internacional, se origina nas próprias demandas que chegam à Comissão via carta, telefone ou mesmo visita pessoal. Para se ter uma idéia, de 1999 ao final de junho de 2000, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos prestou 3.717 atendimentos envolvendo os mais variados tipos de violações aos direitos fundamentais das pessoas.
Estão programados três lançamentos iniciais da 6ª edição do Relatório Azul. A primeira será às 14horas da próxima sexta-feira, dia 26/01, no Centro de Eventos da PUC/RS, integrando a programação do Fórum Social Mundial, que ocorre de 25 a 30 de janeiro na capital gaúcha. Na ocasião, a publicação impressa em papel, em braile e em disquete especial será entregue às entidades. E, na segunda-feira, dia 29/01 às 10h, Maria do Rosário lança o documento no Presídio Central de Porto Alegre e às 14h na Casa Viva Maria.
01/24/2001
Artigos Relacionados
Garibaldi se diz comovido com jornal em braile para deficientes visuais
Senado doa publicações em braile para entidades de deficientes visuais
Deficientes visuais do Pará ganham obras em braile do Senado
Agaciel anuncia curso de impressão em braile para deficientes visuais
Deficientes visuais do RS recebem livros em braile
Deficientes visuais vão receber conta de água em braile