Deficientes visuais do RS recebem livros em braile



O estande do Senado na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre promoveu nesta terça-feira (5) a entrega de uma coleção das obras editadas em braile pela Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep) ao presidente da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, Lourenço da Luz Santos.

A Associação foi criada em 1967 e possui cerca de 700 associados que consultam as publicações em braile. Lourenço, que é deficiente visual, elogiou a iniciativa do Senado de facilitar o acesso dos cegos a leis importantes. Entre os livros entregues estão a Constituição de 1988 atualizada, o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Doação de Órgãos.

- Poucas instituições ou editoras dão essa contribuição para os cegos. A legislação ajuda na preparação dos deficientes visuais para concursos públicos, que é uma porta de acesso ao emprego - afirmou o presidente da associação ao receber os livros do coordenador da participação do Senado em eventos literários, Paulo Afonso Lustosa de Oliveira.

O estande do Senado também recebeu a visita do superintendente-geral da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, André Kulczynski, acompanhado de assessores do presidente da assembléia, Sérgio Zambiasi, que foi eleito senador nas eleições de outubro. A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul participa pela segunda vez da Feira do Livro e ocupa o estande vizinho ao do Senado.

Simon

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lança dois livros na 48ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 14 de novembro, às 16h, quando promove uma sessão de autógrafos, no pavilhão central do evento. O livro Anos de Transição reúne discursos feitos pelo senador na tribuna no Senado na época da abertura democrática. Nos textos, Simon analisa a luta dos democratas contra o autoritarismo.

O outro livro que será lançado e autografado por Simon, Coerência e Responsabilidade, traz a atuação parlamentar do senador no primeiro semestre de 2002, com destaque para a luta pela candidatura própria do PMDB, registrando ainda discursos realizados nas sessões especiais em homenagem a Mário Covas e em comemoração aos 50 anos da CNBB e aos 111 anos do Senado.

A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) também confirmou sua presença na feira do livro neste fim de semana.



05/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Instituições de deficientes visuais recebem livros em braile

Deficientes visuais vão receber conta de água em braile

Garibaldi se diz comovido com jornal em braile para deficientes visuais

Em Passo Fundo, Senado doa obras em braile a deficientes visuais

Senado doa publicações em braile para entidades de deficientes visuais

Deficientes visuais do Pará ganham obras em braile do Senado