Relatório da CPI da Petrobras será entregue em duas semanas, diz Jucá
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça-feira (10), ao final do depoimento do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, que os membros da oposição teriam que elogiar a cúpula da comissão se acompanhassem os trabalhos até o fim. Jucá anunciou que entregará o relatório final em, no máximo, duas semanas.
Os membros do PSDB e do DEM anunciaram oficialmente sua saída da CPI nesta terça-feira, alegando que o governo está impedindo qualquer investigação no colegiado.
- Essa audiência encerra o projeto que foi traçado. Todos os pontos do requerimento foram tocados exaustivamente. Rejeitamos os requerimentos que não eram objeto desta CPI - disse Jucá.
O senador disse, ainda, que todos os temas abordados serão objeto do relatório. Nele, o senador apresentará a minuta de dois projetos de lei. O primeiro deles, explicou, tem o objetivo de encerrar o contencioso legal que envolve os processos licitatórios da Petrobras. O segundo deverá regulamentar a possibilidade de mudança no regime de recolhimento de impostos das empresas.
Presidente da CPI, o senador João Pedro (PT-AM) também se mostrou satisfeito com o resultado dos trabalhos.
- Está CPI não é do governo, é do Senado. Temos a responsabilidade de encerrá-la e de forma pública apresentar as conclusões do trabalho que foi realizado desde julho - disse.
Outros senadores governistas criticaram a atitude dos parlamentares da oposição. Para a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), por exemplo, a retirada seria prova de que, desde a instalação da CPI, os objetivos da oposição eram político-eleitoreiros, já que a estatal sempre esteve submetida a diversos sistemas de controle interno e externo.
Raíssa Abreu / Agência Senado
10/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relatório da reforma administrativa do Senado será entregue em duas semanas
Votação de gastos das câmaras municipais será em duas semanas
Balança comercial das duas primeiras semanas de março será divulgada dia 14
Relatório final do Orçamento será entregue às 14h30
Relatório dos vetos às emendas da Uergs será entregue no dia 28
Relatório da Reforma Política será entregue na quarta-feira