Relatório e documentos da CPI da Segurança entregues ao MP



 
O procurador-geral de Justiça, Cláudio Barros Silva, recebeu hoje (10/12) dos integrantes da CPI da Segurança Pública o relatório final da investigação e os documentos que nortearam o trabalho parlamentar.

O relator da CPI, deputado Vieira da Cunha (PDT), entregou também cópia de notícia-crime que aponta delitos de prevaricação e improbidade administrativa contra o governador Olívio Dutra, o secretário da Justiça e Segurança, José Paulo Bisol, e três delegados. O documento foi elaborado para suprir a falha do relator quando não leu, na apresentação do relatório, três parágrafos que tratavam do jogo do bicho e repressão policial.

Vieira registrou que esta foi a CPI mais importante de todo o Parlamento gaúcho, tendo indiciado mais de 40 pessoas, inclusive o governador do Estado. Disse confiar no Ministério Público - ao qual tem a honra de pertencer - e tem convicção de que a Instituição vai promover a responsabilização penal de todos os que praticaram atos ilícitos, dando prosseguimento ao trabalho iniciado pela CPI. "A CPI investigou e indiciou e cabe ao MP decidir quem será denunciado", destacou.

O procurador-geral de Justiça, Cláudio Barros Silva, adiantou que uma força-tarefa do MP já foi convocada para iniciar hoje o trabalho de análise da documentação, que a partir de agora é prioridade da Instituição. Disse que os procuradores já têm investigações em andamento, algumas coincidentes com os assuntos da CPI da Segurança. Barros Silva acredita que até março o MP terá resultados concretos da investigação.

A entrega dos documentos aconteceu na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, com a presença dos deputados Valdir Andres (PPB), presidente da CPI, Elmar Schneider (PMDB), vice-presidente, Adilson Troca (PSDB), Manoel Maria (PTB) e o relator, Vieira da Cunha (PDT). Também acompanharam os procuradores Ricardo Selig e Mauro Renner, que deverá coordenar o trabalho do Ministério Público.


12/10/2001


Artigos Relacionados


Mais de 49 mil documentos são entregues no primeiro semestre do ano

Documentos entregues por Jader incluem extratos e pareceres

Anexos ao relatório da PF sobre dossiê devem ser entregues à CPI nesta quinta

DEM pedirá relatório do TCU sobre documentos sigilosos

Demóstenes aguarda documentos da Controladoria para finalizar relatório

CPI da Segurança analisa divulgação de documentos do jogo do bicho