Relatório final do Remapeamento propõe sede administrativa única
O relatório final da Comissão Especial para Estudos do Remapeamento e Reorganização das Regiões do Estado, presidida pelo deputado Kalil Sehbe (PDT), foi aprovado ontem. Foram quatro meses de estudos, pesquisas, consultas e depoimentos.
A administração pública estadual é divida por coordenadorias ou delegacias regionais das mais diversas áreas de atuação. Agricultura, Saúde, Educação, Transporte, Orçamento Participativo ou Segurança Pública. Cada cidade possui uma vinculação administrativa com uma sede regional, muitas vezes diferentes para cada área.
A Comissão elaborou um questionário enviado para as prefeituras dos 497 municípios do Estado. Além disso, ouviu representantes da Famurs, Coredes, secretarias e órgãos do governo estadual. “Por isso, o trabalho é fruto da mobilização das forças vivas da sociedade”, destacou Kalil Sehbe.
O resultado desta pesquisa revelou uma série de problemas que prefeitos e sobretudo, cidadãos enfrentam para buscar os serviços do Estado. O objetivo é criar um mapa único para todas as coordenadorias regionais do Estado.
A proposta de novo remapeamento e reorganização do Estado - se executada pelo governo - possibilitará a partir de agora, que haja uma única sede administrativa de todos os órgão públicos para um mesmo município. Ou seja, o prefeito e os moradores de Feliz poderão dirigir-se apenas para uma cidade para buscar o atendimento dos serviços públicos que precisam. Vale lembrar que os pólos de referência são escolhidos pela própria comunidade.
Com a aprovação do relatório final, o documento segue para votação em plenário dentro de 30 dias. Após, o presidente da Comissão do Remapeamento, Deputado Estadual Kalil Sehbe (PDT) entrega oficialmente o estudo para o Governador Olívio Dutra, até o mês de outubro.
“Este é um trabalho técnico, de cooperação administrativa, para o melhor desempenho da máquina pública, sem desperdício de dinheiro e tempo do próprio governo, das prefeituras e principalmente do cidadão. A partir de agora, o Estado pode ter mais eficiência em seus serviços para atender o contribuinte, que é um cliente do Estado”, concluiu Kalil.
08/16/2001
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