RELATÓRIOS SETORIAIS DA CPI ESTÃO QUASE PRONTOS



O relator da CPI do sistema financeiro, senador João Alberto de Souza (PMDB-MA), informou que se encontram prontos dois dos relatórios setoriais que pretende apresentar aos senadores da comissão de inquérito. Eles tratam da venda de dólares pelo Banco Central, a preços favoráveis, aos bancos Marka e FonteCindam e da concessão de empréstimos do Banco do Brasil à construtora Encol.
João Alberto quer apresentar os relatórios setoriais aos outros senadores nos próximos dias, durante reunião na qual se decidirá como serão os trabalhos até o final da CPI, marcado para o dia 30 de abril.
No relatório parcial sobre a venda dos dólares, o senador pretende responsabilizar pela operação a então diretoria do Banco Central de meados de janeiro deste ano, presidida pelo economista Francisco Lopes, a qual teria provocado prejuízos elevados ao BC. O relator propõe ainda que também sejam responsabilizados pelo negócio os ex-administradores do Marka, Alberto Salvatore Cacciola, e do FonteCindam.
De acordo com João Alberto, caberá ao Ministério Público decidir que crimes os ex-administratores cometeram e iniciar processo na Justiça objetivando o ressarcimento dos prejuízos do Banco Central.
No encontro previsto para os próximos dias, os senadores da CPI do sistema financeiro decidirão ainda se ouvirão novos depoimentos. De qualquer forma, João Alberto pretende se encontrar nesta quarta-feira (dia 20) com o deputado e ex-ministro Delfim Netto, quando ouvirá suas opiniões sobre mudanças legislativas que a CPI vem discutindo, inclusive limites para as operações do BC com o mercado financeiro.
O objetivo das mudanças em discussão é evitar a repetição de casos como os dos bancos Marka e FonteCindam, que não teriam sido comunicados nem ao ministro da Fazenda e nem ao presidente da República, apesar dos riscos de quebradeira do sistema financeiro.

14/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMO analisa relatórios setoriais

CMO vota relatórios setoriais

Aprovado o último dos dez relatórios setoriais

CMO conclui votação de relatórios setoriais

CMO retoma votação de relatórios setoriais

CMO aprova relatórios setoriais do Orçamento 2012