Renan afirma que TV Senado é instrumento de controle democrático do legislativo
Com a inauguração dos canais em sinal aberto desse veículo de comunicação em mais nove capitais,- Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Belém, Boa Vista, Cuiabá, Maceió, Natal e Campo Grande, além da cidade do Gama, no Distrito Federal -o público da TV Senado chegará a 90 milhões de pessoas, informou Renan.
- Ao longo dos últimos onze anos, a TV tem sido motivo de orgulho não apenas para nós, parlamentares e funcionários, como para todos os brasileiros, que podem acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece no Senado. De forma imparcial, isenta, sem qualquer corte ou censura - declarou Renan Calheiros.
Com documentários, programas especiais, telejornais e transmissões ao vivo das sessões plenárias, das comissões técnicas permanentes e do trabalho de investigação das Comissões Parlamentares de Inquérito, a TV Senado é hoje muito mais que um meio de informação, disse Renan.
Dessa forma, as informações legislativas começam a chegar às camadas de menor poder aquisitivo da população, que não têm acesso à TV por assinatura, nem podem adquirir antenas parabólicas, salientou o senador.
Renan Calheiros lembrou que aTV Senado foi inaugurada em fevereiro de 1996 pelo senador José Sarney, então presidente do Senado.
- Foi uma decisão ousada. Tão ousada que o slogan sugerido na época para a TV era: "Fiscalize o Senado" - lembrou Renan.
O sucesso da emissora incentivou da criação da TV Câmara e da TV Justiça.A TV Senado também foi pioneira na transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos. Antes de completar um ano, já transmitia durante 12 horas seguidas. Hoje, a programação é ininterrupta, dia e noite, disse Renan.
- Em 2005, a TV Senado multiplicou por dez sua audiência e se consolidou como uma das maiores emissoras de televisão do país. Tornou-se, também, uma das principais fontes de referência dos jornalistas que fazem a cobertura política - disse Renan.
Além da cobertura das atividades legislativas do Senado, a emissora cobre assuntos como cultura, saúde, educação e história do Brasil e dessa forma incentiva o resgate de nossa memória política e cultural, disse.
Renan informou que 95% da programação da TV Senado são produzidos pela própria emissora, com recursos e pessoal próprios. Mas o grande mérito, mesmo, da TV é a garantia da plena transparência do Senado Federal.
- O resultado é que os senadores, mais que nunca, têm zelado pela própria imagem e por seu compromisso para com seus eleitores - disse.
Renan informou que os novos retransmissores analógicos já contam com a capacidade de adaptação para o sistema digital que vem sendo implantado no país. A abertura das retransmissoras UHF nas capitais garante um canal digital em cada uma dessas praças.
- Absorver rapidamente essa nova tecnologia é prioridade, quer pelo emprego da multiprogramação - que significa o desdobramento da TV Senado em vários canais transmitidos simultaneamente - quer pela maior interatividade com o telespectador, o que também abre novos horizontes para o ensino a distância - disse.14/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Botelho diz que TCU é instrumento democrático
Mão Santa: Legislativo é instrumento da democracia
REQUIÃO: CPI É INSTRUMENTO DE ANÁLISE DO LEGISLATIVO
Escola do Legislativo será um instrumento da democracia
Valdir Raupp afirma que televisão é instrumento de inclusão social
Terapeuta afirma que uso do computador pode ser instrumento de integração social