Renan Calheiros comemora aprovação do fim de 14º e 15º salários pela Câmara



O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou no Plenário no início da noite desta quarta-feira (27) que a Câmara dos Deputados aprovou o fim dos chamados 14º e 15º salários, referentes à ajuda de custo paga aos parlamentares federais no início e no fim do ano. O Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 71/2011, da senadora licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR), atualmente ministra chefe da Casa Civil, já havia sido aprovado pelo Senado em maio do ano passado.

O subsídio pago aos parlamentares teve origem quando a capital federal ainda era o Rio de Janeiro. A ajuda de custo era justificada pela necessidade de os parlamentares terem de se mudar, com suas famílias, para a capital, no início e no final de cada ano – medida hoje desnecessária, com a evolução dos meios de transporte.

Renan Calheiros lembrou que, no ano de 2006, o Senado reduziu os períodos de recesso e acabou com as convocações extraordinárias, levando a Casa a economizar R$ 100 milhões com valores extras pagos aos parlamentares e servidores.

- Esse processo [de austeridade] é irreversível e aproximará o Parlamento da sociedade brasileira – disse Renan Calheiros.

Os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Ana Rita (PT-ES) comemoraram o fim da ajuda de custo. A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que as medidas de economia são uma satisfação que a Casa dá à sociedade. O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou a “coragem e a iniciativa” de Gleisi Hoffmann, de quem ele é suplente. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) parabenizou o Senado pela iniciativa e a Câmara dos Deputados pela aprovação da matéria. E o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lamentou que a Câmara tenha demorado a decidir pela aprovação, mas disse que a medida é positiva.

- Felizmente, embora tarde, a Câmara tomou uma sábia decisão – afirmou.



27/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros comemora aprovação de projeto contra prostituição infantil

Paim comemora aprovação da PEC do voto aberto pela Câmara

Renan registra aprovação pela Câmara do nome de Carreiro para o TCU

Suplicy comemora aprovação pela Câmara de projeto sobre comércio exterior

Eduardo Lopes comemora aprovação da PEC do Orçamento Impositivo pela Câmara dos Deputados

Renan pede à Câmara compromisso pela aprovação do piso dos policiais ainda em 2010